sábado, 2 de julho de 2011

O EXEMPLO SEMPRE FALA MAIS ALTO


Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.

Albert Schweitzer


As sandálias do discípulo fizeram um barulho especial nos degraus da escada de pedra que levavam aos porões do velho convento.

Era naquele local que vivia um homem muito sábio. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou e demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade.

Finalmente, ele localizou o ancião sentado atrás de uma enorme escrivaninha, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. De forma estranha, apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

O discípulo se aproximou com respeito e perguntou, ansioso pela resposta:

- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge permaneceu em silêncio. Apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede. Depois apontou seu indicador magro para o alto, para o vidro da janela, cheio de poeira e teias de aranha.

Mais do que depressa, o discípulo pegou o pano, subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros. Conseguiu alcançar a vidraça, começou a esfregá-la com força, retirando a sujeira que impedia a transparência.

O sol inundou o aposento e iluminou com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros, dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações.

Cheio de alegria, o jovem declarou:

- Entendi, mestre. Devemos nos livrar de tudo aquilo que não permita o nosso aprendizado. Buscar retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem que a luz do conhecimento nos atinja. Só então poderemos enxergar as coisas com mais nitidez.

Fez uma reverência e saiu do aposento, a fim de comunicar aos seus amigos o que aprendera.

O velho monge, de rosto enrugado e ainda encoberto pelo largo capuz, sentiu os raios quentes do sol a invadir o quarto com uma claridade a que se desacostumara. Viu o discípulo se afastando, sorriu levemente e falou:

- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga. Afinal, eu só queria que ele colocasse o pano no lugar de onde caiu.

.........................

Pense em como aquilo que você faz todos os dias, está influenciando os outros. Por isso, aja sempre no bem. Faça as coisas corretas, começando pelas pequenas coisas como, por exemplo, manter limpa a cidade.

Seja você aquele que não joga papel no chão. Coloque-o no bolso, na bolsa, num lugarzinho no chão do carro. Quando passar por uma lixeira, deposite-o ali.

Seja você aquele que respeita os sinais de trânsito. Não estacione seu carro sobre a calçada. Não estacione em fila dupla.

Respeite as filas de ônibus, do banco, do supermercado, em qualquer lugar. Espere a sua vez sem reclamar nem xingar. Preserve a paz.

Não arranque flores dos jardins públicos, mesmo que seja para plantar em sua casa, em seu jardim. Preserve o que é de todos.

Enfim, dê o bom exemplo em tudo. Ao seu lado, sempre haverá uma criança, um jovem, um adulto, alguém enfim que se achará no direito de fazer o que você faz, principalmente se você for alguém que ele respeita, como o pai, a mãe, o professor, o melhor amigo, o político conhecido na cidade

E lembra-se: "mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga."


Desconheço o autor


texto - internet

imagem - tvbrasa.wordpress.com


16 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse texto Jorge, concordo plenamente, temos que fazer a nossa parte e esperar que nossa atitude repercuta de forma positiva como uma luz levando claridade aos lugares sem iluminaçao.
Bom fim de semana.
Bjs

Jorge disse...

Paula,
nada melhor que o exemplo.

Beijo!!!

Jorge disse...

C.

de vez em quando dá um pane no blogger mesmo...rs
Quanto ao selo, é o penúltimo selo, depois do Selo Inspirador.

Um beijo!!!!

Anônimo disse...

Teu texto tem tudo o que nós queremos sugerir para o desafio da próxima semana para o blog idéias compartilhadas.
Como as coisas se encaixam de uma maneira surpreendente!
As palavras convencem, mas o exemplo arrasta!

Bjos e uma boa semana

Vinicius Carvalho disse...

Olá Jorge!

Sempre maravilhosos os seu textos!

Sabe que, em um dos meus textos, falo que, vive mais por teoria que por exemplos.

Não tive muito o que seguir, e o que estava mais próximo de mim- por mim, não era reconhecido.

Eu passei um bom tempo sentindo-me um peixe fora d´agua.

Enfim... os meus exemplos foram abstratos- mas foram!.. rs

Um forte abraço meu amigo e um ótimo domingo!

Nos encontramos no Alma!

franciete disse...

Meu querido amigo e conselheiro, pessoa amável sempre trazendo os bons conselhos e as boas palavras em seu coração.
Daqui deste jardim há beira mar plantado eu te dedico a minha homenagem pelo ser iluminado que você é são de seres assim que o mundo precisa levar o bem onde ele faz falta, adorei a postagem para mim é como se ela tivesse saído do seu coração, pois para mim o meu anjo é você, se um dia eu precisar de uma asa para voar eu vou pedir a sua emprestada.
Beijos de luz e paz imensa em sua longa vida




PS. que Deus te abençoe.

Lena disse...

Meu querido amigo Jorge
Acabei de completar hoje de manhã 600 amigos lá no Amadeirado. Dê um pulinho lá e pegue seu selinho no post Gratidão, pq vc é meu super parceiro nesse trabalho que eu amo. Sem você, tenho a mais absoluta certeza, que o Blog não seria o mesmo. Bjkas com carinho. Obrigada!

Vida*** disse...

De dentro para fora.Um passo de cda vez.Paulatinamente na escala evolutiva transformando pequenos gestos em um aprendizado superior ao entendimento dos que não conseguem ver com olhos do coração e alma.Paz e Luz sempre !!

ValériaC disse...

Inegável verdade meu bom amigo...o exemplo marca mais que as palavras.
Bom final de domingo...abençoada e feliz semana...beijos
Valéria

Unknown disse...

Estou aqui para dividir a minha alegria... Obrigada!
100 seguidores...Como gratidão e com muito carinho fiz um selinho comemorativo...=)
Passe quando quiser e puder para pegar o que já é seu...<3
Bjs e boa semana.

Anônimo disse...

E essa agora!!
Quer me fazer chorar em pleno domingo à noite?
É claro que tenho um profundo carinho por ti!
E por todos os meus amigos...só sinto às vezes ficar tão ausente.
Jorge, nunca te permita pensar que te esqueci ou qualquer coisa parecida...
Te gosto muito e sempre estarei por aqui, meu amigo

bjos e boa semana

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

não fiquei brava...
fiquei emocionada com tuas palavras.
não mereço tanto...

bjos

franciete disse...

Meu querido amigo Jorge, talvez não saiba mas esta história é um pouco dolorosa, pois eu só tenho esta neta, e os pais são separados,eu a criei até aos 3 anitos de noite e de dia. Deixei tudo na vida para que nada lhe faltasse, e, de um dia para o outro ela foi arrancada dos meus braços há força, e, me proibiram de a ver.Hoje passados por todos estes anos porque ela já tem 8 eu só a posso ver de mês, a mês, e, com ordem do tribunal dai a minha triste dor.
Não o maço mais deixo em seu lindo coração o meu beijinho de luz e muita paz...

Socorro Melo disse...

Olá, Jorge!

Uma grande mensagem! O exemplo que deixamos sempre fala muito do nosso caráter. E fazer o bem, no mundo conturbado em que vivemos, é imprescindível.

Grande abraço
Socorro Melo

Cacilda Zeraik disse...

Olá Jorge!
Prazer em conhecer o seu blog!
Adorei a mensagem!
Realmente precisamos nos tornar cada vez mais conscientes e responsáveis por nossas atitudes e exemplos que deixamos para o mundo!
Abraços,

Cacilda.
http://cacildazeraik.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails