sábado, 30 de julho de 2011

ABRAÇANDO A IMPERFEIÇÃO


Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, tomates e torradas (bastante queimadas) defronte ao meu pai.
Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:

" - Baby, eu adoro torrada queimada..."

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite a meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

" - Companheiro, sua mãe teve hoje um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada.... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor empregado, ou cozinheiro!"

O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

Esta é a minha oração para você, hoje. Que possa aprender a levar o bem, o mal, as partes feias de sua vida, colocando tudo aos pés do Espírito.
Afinal, ele é o único que poderá lhe dar uma relação na qual uma torrada queimada não seja um evento destruidor."

De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos e com amigos.

Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio.
Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.
As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse.
Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentirem.


[recebi sem autoria]


texto - internet
imagem - santoantoniodf.com

8 comentários:

Cacilda Zeraik disse...

Que linda mensagem!
E as vezes somos tão exigentes, fazendo questão de apontar falhas, deslizes....que coisa feia!
Quanto temos a aprender!

Então vamos lá em busca de nos tornarmos pessoas melhores!
Bjs e ótimo final de sábado!
Caci.

Paula Moraes disse...

Oi Jorge, belo texto, só cabe a nós definirmos o destino que daremos aos acontecimentos do cotidiano, não é fácil, mas nesse caso específico, pelo texto, provavelmente eles nao poderiam fazer outra torrada, talvez não houvesse mais pão, então do que adiantaria reclamar, não é mesmo? Homem sábio.
Bom domingo.
Bjs

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

COISA MUITO DIFÍCIL DE ENCONTRAR UMA PESSOA SÁBIA QUE DEIXA PASSAR UM DESLIZE COMO UMA TORRADA QUEIMADA,POR MUITO MENOS JÁ VI PRATOS VOAREM SOBRE CABEÇAS!!!RSRS
(tantas pessoas deveriam aprender com esses textos lindos)
BOM DOMINGO MEU QUERIDO

Denise disse...

Aceitar o outro como é tirando o foco de suas imperfeições, é reconhecê-lo como somos: imperfeitos, mas amáveis.
A reflexão mostra gestos de amor que não são vistos ao longo da vida a dois - e isso é mais comum do que supomos. O que chamamos tantas vezes de "fazer vista grossa", é tão somente um gesto de amor.

Um ótimo domingo Jorge!
Bjo grande!

Regina Rozenbaum disse...

É impressionante como temos memória do que sentimos! As palavras são esquecidas mas as ações, silenciosas, lembradas eternamente.
Beijuuss, Jorge, n.a.

C. disse...

Querido amigo,

a mensagem é linda, mas vamos combinar que "tentar sentir pelo coracao de Deus" é algo tao distante, chega a ser inimaginável, tamanha misericórdia que há no Deus, e no nosso simples máculas no caminho da perfeicão, e que talvez nunca chegue a ser.

Um belo domingo pra você!

soniaconsult disse...

UM bom exemplo marca mais que um conselho
bjos meu amigo e uma boa semana

Denise disse...

Valeu ter voltado para reler o texto...me deparei com essa preciosidade da Rê...e levei comigo!!!
Bjo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails