quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

QUEM EU SOU FAZ A DIFERENÇA


Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus
formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de
mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a
diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que
diziam: "Quem Eu Sou Faz a Diferença"..
Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem
ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres,
e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que
achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas que deveriam poder
acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses
resultados à classe ao fim de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o
homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita
azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas
dizendo:
"Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma
fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa
homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me
conte o que perceber ter acontecido."
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era
conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe
sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe
pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se
aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe
surpreso disse: "É claro." Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do
coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: "Leve esta outra
fita e passe-a a alguém que você também admira muito." E explicou sobre o
projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14
anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: "A coisa mais incrível me
aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos
veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que
sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que "Quem Eu Sou Faz a
Diferença". Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra
pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento." Quando vinha
para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em
você..
Gostaria de homenageá-lo. "Meus dias são muito caóticos e quando chego em
casa, não dou muita atenção a você. As vezes grito com você por não
conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma
bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à
minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande
diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida.
Você é um grande garoto filho, e eu te amo!"
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar.
Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas:
"Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de
despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido
suicidar e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar enquanto vocês
dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas
acho que afinal, não vou precisar dela mesmo."
Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.
O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não
era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados
soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso
ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes
dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles
o filho do próprio chefe.
A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele
aprendeu uma grande lição. De que "Quem Você É Faz sim, uma Grande
Diferença".
Eis aqui a sua fita azul!


Desconheço o autor


endereço e imagem: internet


18 comentários:

Norma Villares disse...

Nossa Jorge, que mensagem linda e importante ser lembrada.
Esquecemos de verbalizar.
Respirar e agradecer eternamente a Deus, aos filhos, a familia, aos amigos e tudo que existe.
É a eterna satisfação de um coração agradecido que trás felicidades.
Agradecer é água de Deus que jorrar sem cessar, mas necessitamos aprender a agradecer.
Grata pela visita e comentário
Abraços sublimes

Marcia disse...

Olá amigo,
grande texto que nos leva a reflexao... É disso mesmo que precisamos: "fazer a diferenca"; nos dias de hoje quando tendemos a nos tornar egoístas, devemos procurar dar valor a todos indistintamente que nos cercam, pois todos tem uma quota de contribuicao em nossas vidas. Para isso é necessário humildade e ter Deus no coracao. Obrigado por compartilhar.
Beijos no coracao!

© Sara Marques disse...

Oi Jorge!
Acredito que estamos nesse mundo para fazer a diferença, cada um à seu modo.
É uma pena que poucos pensem assim...
Mas tenho absoluta certeza meu caro...Que vc faz a diferença, que vc é Especial!
Bjs meu AMIGO.

Elizabeth disse...

Oi Jorge,
Muito bonito esse texto, realmente é com amor que transformamos o mundo ao nosso redor.
Abraço.

Jorge disse...

Norma,
esquecemos de verbalizar e também demonstrar.
Muita vez o homem coloca barreiras em vez de pontes na sua vida. É o que precisa ser feito.

Beijo, de coração,
Jorge

Jorge disse...

Marcia, amiga da eternidade,
Deus no coração.
Naturalmente é o nosso objetivo.
O homem busca no mundo seguir o que dita o mundo. Por isso tantas decepções, tanto negativismo. Poucos buscam a si mesmos, para serem autênticos, ou simplesmente serem a diferença.

Anjo, um beijo,

Jorge

Jorge disse...

Sara

obrigado pela sua doce amizade.
Somos a diferença pois comprendemos que devemos seguir a nós mersmos. Temos afinidade porque temos sintonia. E ser de Jesus, é sermos a diferença.
Minha amiga,
para mim, vc é a diferença também.

Um beijo, com amor,
Jorge

Jorge disse...

Elizabeth,
O Amor é o caminho. Construir o nosso caminho por Amor, pelo Amor e para o Amor nos faz ser a diferença.

Um beijo,
Jorge

Blogat disse...

Deveríamos pregar uma ENORME fita azul no céu,para que nos lembrássemos,a todo instante que somos filhos amados de Deus,criaturas que fazem diferença!

Jorge disse...

Alice

É mesmo!!

Beijo,
Jorge

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá.
Vim conhecer o seu espaço de sonhos e idéias, e já encontro esta linda mensagem, que no meu caso sendo professor, pareço sentí-la tão viva em mim.
Parabéns pelos afetos cultivados e multiplicados a cada palavra.

Fica com os sonhos sempre.

Jorge Purgly disse...

Caro chará Jorge,
Muito interessante sua abordagem porque denota muita pesquisa e embasamento além da simples inclusão de artigos.
Gostaria de convida-lo para conhecer meus blogs, a partir do http://universotrade.blogspot.com que só no final do ano passado tive permissão para tornar público.
Fraternalmente,
Jorge Purgly
meu mapa social em
http://xeesm.com/JorgePurgly
meu blog principal em
http://purgly.blogspot.com

Unknown disse...

Jorge, é a mais pura verdade que todos nos influenciamos todo o tempo, mesmo que muitos disto não se apercebam. Eu acho que além da nossa individualidade temos uma parte de nós importante que é a soma de nossas vivências e convivências.
Ótima escolha de texto.
Beijos

Unknown disse...

Querido amigo Jorge...
Recebo a fita com muita alegria e a retribuo imediatamente, por justa causa e afinidade... gosto de ti... es uma pessoa do bem, com um coracao que pelo que ja pude perceber, vai mais alem do que entendemos como sendo este pequeno orgao que esta preso dentro do peito... teu coracao esta na alma e tem o tamanho do teu carater e de tua bondade... sou tua admiradora confessa e sinto-me amiga e querida, ao mesmo tempo!
Agradeco infinitamente a tua presenca la no meu blog, apesar da minha ausencia aqui no teu... Deveu-se unicamente ao fato de que esta semana foi mesmo cheia de novos acontecimentos (bons, felizmente!) e ainda estou a organizar-me melhor com meus novos afazeres... como deves saber, ha 15 dias mudamos, uma vez mais, de vida, de pais, de continente e ja nao estamos na Irlanda, voltamos a nossa casinha no Peru, ate que o destino nos indique novos caminhos a seguir, o que acataremos com muita alegria, paz, e tranquilidade!
Hoje deixo-te beijos, flores e muitos sorrisos, e os votos de um fim de semana de paz, luz e muito amor!

Jorge disse...

Aluisio,

Seja bem vindo a este cantinho.
Fico feliz que tenha gostado. Busco faze-lo um coração onde cada amigo que me visite se sinta em casa.
Professor amigo, volte sempre!
Abraços,
Jorge

Jorge disse...

Jorge,
Obrigado pelo seu elogio.
Irei visitar os teus blogs para conhecer.
Volte sempre!!

Um grande abraço,
Jorge

Jorge disse...

Jeanne, Anjo Amiga
Todos somos interdependentes. O que faço repercute em todos.O que você pense, também há de repercutir.Vivemos e nos movemos no Pensamento Divino, não é?

Minha grande amiga, tenha um fim de semana de muita alegria!!
Beijo, de coração,
Jorge

Jorge disse...

Carmem, Anjo Lindo,
Assim vc me deixa muito sem graça. Buscamos ser melhores, nos lapidando para nos aproximarmos mais do Pai. Aqui no blogosfera, conhecendo pessoas maravilhosas, só tenho a aprender.
Você, Carmem, conheço-a há pouco tempo nesta vida e ainda virtual, mas sinto-a como se fosse amiga de longa data pois é a sintonia do coração que nos une. Sou teu fã e seguidor até o fim.
Minha amiga Anjo, o importante é você estar bem porque aqui estarei bem também.

Carmem, beijo teu coração tão amado e tenha um fim de semana cheio de luz!!!
Jorge

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails