segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

QUANDO A DOR É MAIOR


Dor! Dor da indiferença, do desprezo, do abandono, da perda. Com certeza são dores que fazem sangrar mais que qualquer ferida. Faz nos sentir sem valor, diminuídos, sem energia ou forças sequer para respirar, e o pior, faz nos sentir seres indignos de receber amor. Coloca ainda em risco nossa saúde mental, levando-nos muitas vezes a acreditar que nunca a tivemos. Ficamos sem rumo, sem o chão para nos apoiar, porque quase sempre não temos com quem contar, um ombro para chorar. Auto-estima e amor-próprio não fazem mais parte de nossos sentimentos. Perde-se o controle das palavras, das ações e até de si mesmo.

O desejo racional nestes momentos raramente coincide com o desejo emocional. A razão pede para ir embora e a emoção pede para ficar, com o desejo enorme de encontrar alguém que venha nos salvar. Espera-se que alguém tire essa dor que dilacera tudo por dentro. Pura ilusão, pois a única pessoa que pode fazer algo por você, melhor que qualquer outra pessoa, é você mesmo, mesmo que se sinta incapaz para isso. A melhor forma de nos frustramos é esperarmos que alguém mude ou faça o que esperamos. Quando somos levados apenas pelas emoções, parece que perdemos o controle e não conseguimos discernir mais o certo e o errado. As emoções não obedecem à razão. O que fazer então, quando o conflito é gerado por tantos sentimentos? É preciso neste momento tentar descobrir a causa da dor. Se continuar chorando, gritando, controlando, cada vez mais ficará com a dor que tanto machuca. A dor é inevitável, mas a persistência do sofrimento pode ser evitada.

Deve-se também buscar a certeza de qualquer atitude que vá tomar, para que não transforme o conflito em mais sofrimento ou arrependimento, muitas vezes impossível de ser transformado. Por mais que possamos responsabilizar alguém por nossas dores, somos nós mesmos que a causamos ao permitirmos que tal situação permaneça. Podemos culpar pais, irmãos, namorados, chefes, etc., mas isto nada adianta. A dificuldade está dentro de cada um de nós por não conseguirmos mudar os fatos, que por vezes podem ser difíceis de serem aceitos. É a interpretação que damos aos acontecimentos e situações que nos leva ao sofrimento. É quando esperamos algo que nunca vai chegar. Vale lembrar da Oração da Serenidade adotada pelos Alcoólicos Anônimos no mundo inteiro:

"Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras"

Já chorou tudo o que tinha para chorar, agora é hora de sair da posição de vítima, que não permite sair do lugar e tornar-se responsável pela própria vida. Chega de lamentações! Nada de ficar se machucando, fazendo de tudo para resgatar o que um dia acreditou. É claro que muitas vezes alguém pode realmente tê-lo machucado, porém isto não deve servir de pretexto para manter o que tanto machuca. Ninguém está livre de problemas e nem das contrariedades da vida, mas manter tudo isto ou não, só depende de cada um de você. Se uma situação é intolerável, se você se sente desprezado, rejeitado, por que manter tal situação?... Não é preciso perder sua saúde mental para só depois tentar fazer algo. O momento de reagir é agora, enquanto há o mínimo de forças. É preciso compreender que as soluções estão dentro de nós e não em outra pessoa ou situação externa. É importante às vezes sairmos fora de nós mesmos e observarmos a situação como se estivéssemos assistindo a um filme, para então podermos colocar luz onde é só escuridão.

É sua responsabilidade fazer algo para melhorar. Não espere que o outro te dê amor, carinho, atenção, colo, te faça se sentir importante, você é quem deve se dar tudo isso. Devemos aprender a aceitar o que não pode ser mudado, aprender que não podemos colocar sentimentos dentro de alguém e muito menos, colocar nossa capacidade de amar nas mãos de alguém. Não é porque o outro não valoriza o que você é e faz, que tudo isso não tem importância. Tem sim e muita, o outro é que não tem sensibilidade para perceber seu real valor. Então, para quê continuar uma situação que machuca e te enfraquece tanto?

Tudo o que temos é o dia de hoje e dependerá de você vivê-lo da forma mais harmoniosa possível. Sua força vem de você e da construção de relacionamentos saudáveis com as outras pessoas e com você mesmo. As feridas podem e devem se cicatrizar, mas não permita que essa dor que dilacera e destrói tudo por dentro permaneça te fazendo desistir de você e de viver. Lembre-se: amor, atenção, carinho, amizade, não se pede. Apenas se recebe.


é psicóloga clínica, com abordagem junguiana e especialização em Psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento através de técnicas de relaxamento, interpretação de sonhos, importância das coincidências significativas, mensagens e sinais na vida de cada um, promovendo também o reencontro com a criança interior.


endereço: internet
imagem:
blogdosantinha.com



8 comentários:

Patricia Cristina disse...

Lindo demais o texto amigo!
Lindo e verdadeiro.
Minha dor...hoje...é a dor da saudade.
Essa nunca será curada.
Um grande abraço fraterno!

Meu lar interior disse...

Meu amigo querido...
São grandes as saudades de ti e de toda essa blogsfera a qual pertencemos pq somos blogueiros afins!!!
A vida me colocou numa correria maior que o normal, mas sempre que posso venho me evoluir mergulhando na sabedoria dos seus textos.
Continue com Deus.
Grande beijo

Unknown disse...

Grande Jorge, amigo da alma e do coracao!
Venho pedir desculpas pela minha ausencia por aqui e ao mesmo tempo agradecer a tua presenca la... :o)
O mes de fevereiro tem sido uma loucura, com mudanca de vida e de pais, com mudanca de tudo e para completar recomeco de tudo, incluindo escolas e colegios e tudo o que vem em conjunto, mas com o inicio de marco tudo voltara ao normal, tudo entrara nos eixos outra vez...
Obrigada pela tua amizade tao querida!
Beijos, flores e meus eternos sorrisos!!!

Teresa Cristina disse...

Texto lindo!
É como se te pegassem desprevenida e te chacoalhassem os ombros e dissessem ....ei é com vc mesmo que estou falando, não se peremita ficar assim, não vale a pena!!!
Obg por compartilhar e dar uma balançadinha básica na tua amiga aqui como sempre!
Bjss no ♥

Jorge disse...

Patricia

A saudade também é alimento da alma.
Faz bem pois significa Amor, não é mesmo?

Um beijo, com carinho, minha amiga,
Jorge

Jorge disse...

Ana,
Quanta saudade!!!
Correria hoje em dia não tem trégua, né?
Mas o importante que você esteja bem e não esqueça dos amigos.
E muito obrigado por sua vista tão querida.

Meu Anjo, um beijo e saudade!!!
Jorge

Jorge disse...

Carmem
na realidade eu que agradeço pela sua amizade. Previlegiado sou eu de ter te conhecido.

Minha amiga eterna, o nosso coração está sempre unido em Deus, portanto, a ausência não faz com que nos sintamos distanciados.

Um beijo, de luz,
Jorge

Jorge disse...

Teresa, Anjo bom
Estou cercado de amigos tão fabulosos que me deixam sem palavras. É muito carinho!
Se alguns textos nos fazem refletir, é porque a vida nos ama e nos quer que sejamos cada vez melhores para conosco mesmos.

Amiga doce, um beijo, sempre de coração,
Jorge

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails