quinta-feira, 29 de outubro de 2009

OS 7 PECADOS



Certo dia um casal ao chegar do trabalho encontrou algumas pessoas dentro de sua casa. Achando que eram ladrões ficaram assustados, mas um homem forte e saudável, com corpo de halterofilista disse:
- Calma pessoal, nós somos velhos conhecidos e estamos em toda parte do mundo.
- Mas quem são vocês? perguntou o casal.
- Eu sou a Preguiça, respondeu o homem. Estamos aqui para que você escolha um de nós para sair definitivamente da vida de vocês.
- Como pode você ser a preguiça se tens o corpo de um atleta que vive malhando e praticando esportes? indagaram.
- A preguiça é forte como um touro e pesa toneladas nos ombros dos preguiçosos, com ela ninguém pode chegar a ser um vencedor.

Uma mulher velha curvada, com a pele muito enrugada que mais parecia uma bruxa disse:
- Eu meus filhos, sou a Luxúria.
- Não é possível! Disse o homem da família - você não pode atrair ninguém com essa feíura.
- Não há feiura pra a luxúria, queridos? respondeu - Sou velha porque existo a muito tempo entre os homens, sou capaz de destruir famílias inteiras, perverter crianças e trazer doenças para todos até a morte. Sou astuta e posso me disfarçar na mais bela mulher ou homem que você já viu.

Um mau cheiroso homem vestindo uns maltrapilhos de roupas que mais parecia um mendigo disse:
- Eu sou a cobiça, por mim muitos já mataram, por mim muitos abandonaram famílias e pátria, sou tão antigo quanto a Luxúria mas eu não dependo dela para existir. Tenho essa aparência de mendigo porque por mais bem vestido que apresento, mais rico que apareço, com jóias, dinheiro e carros luxuosos, ainda assim me verás, porque a cobiça está tanto para o pobre quanto para o rico.

- E eu, - disse uma lindíssima mulher com um corpo escultural e cintura finíssima, seus contornos eram perfeitos e tudo no corpo dela tinha harmonia de forma e movimentos - Sou a Gula. Assustaram-se os donos da casa dizendo:
- Sempre imaginamos que a gula seria gorda.
- Isso é o que vocês pensam - respondeu ela - Sou a bela e atraente porque se assim não fosse seria muito fácil se livrar de mim. Minha natureza é delicada, normalmente sou discreta, quem tem a mim não se apercebe, mostro-me sempre disposta a ajudar aqueles que querem fazer regimes mas na verdade faço tudo ruir de maneira sutil. Destruo o prazer de viver e destruo a beleza do corpo.

Sentado em uma cadeira a beira da casa, um senhor também velho mas com o semblante bastante sereno disse com voz doce e movimentos suaves:
- Eu sou a Ira alguns me conhece como cólera, tenho muitos milênios também. Não sou homem nem mulher assim como meus companheiros que estão aqui.
- Ira ? Parece mais o vovô que todos gostariam de ter - disse a dona da casa.
- E a grande maioria me tem - respondeu o vovô - Matam com crueldade, provocam brigas horríveis e destróem cidades quando me aproximo.Sou capaz de eliminar qualquer sentimento diferente de mim, posso estar em qualquer lugar e penetrar nas mais protegidas casas. Mostro-me calmo e sereno para mostrar-lhes que a Ira pode estar no aparentemente manso. Posso também ficar contido no íntimo das pessoas sem se manifestar, provocando úlceras, câncer e as mais temíveis doenças.

- Eu - disse uma jovem que ostentava uma coroa de ouro cravada de diamantes, usava braceletes de brilhantes e roupas de fino pano, assemelhando-se a uma princesa rica e poderosa - Sou a Inveja - Faço parte da história do homem desde de sua aparição.
- Como inveja, se é rica e bonita, parece ter tudo que deseja. - disse a mulher da casa.
- Há os que são ricos, os que são poderosos, os que são famosos e os que não são nada disso, mas eu estou entre todos, a inveja surge pelo que não se tem e o que não se tem é a felicidade. Felicidade, depende de amor, e isso carece na humanidade. Por causa de mim, muita destruição já houve, mortes e sofrimento, onde eu estou está também a tristeza.

Enquanto os invasores se explicavam, um garoto que aparentava cerca de 5 a 6 anos brincava pela casa.
Sorridente e de aparência inocente, característica das crianças, sua face de delicados traços mostravam a plenitude da jovialidade, olhos vívidos e enigmáticos, parecia estar alheio aos acontecimentos quando foi indagado pelo casal.
- E você garoto, o que fazes junto a esses que parecem ser a personificação do mal?
O garoto respondeu com um sorriso largo e olhar profundo.
- Eu sou o Orgulho.
- Orgulho?? estupefou-se o casal - Você é apenas uma criança, tão inocente como todas as outras.
O semblante do garoto tomou um ar de seriedade que assustou o casal, e ele disse.
- O orgulho é como uma criança mesmo, mostra-se inocente e inofensivo, mas não se enganem, sou tão destrutivel quanto todos aqui , quer brincar comigo?

A Preguiça interrompeu a conversa e disse.
- Vocês devem escolher quem de nós sairá definitivamente de suas vidas.
Queremos a resposta.
O casal respondeu.
- Por favor, dêem 10 minutos para que possamos pensar.
O casal se dirigiu para o quarto onde dormem e lá fizeram várias consideração. Dez minutos depois retornaram.
- E então? perguntou a Gula.
- Queremos que o Orgulho sai de nossas vidas.
O garoto olhou com um olhar fulminante para o casal, pois queria continuar ali. Porém respeitando a decisão dirigiu-se para a saída. Os outros iam acompanhado o Garoto quando o casal perguntou.
- Ei, vocês vão embora também?
O Menino, agora com ar de severidade e com a voz forte de um orador disse.

- Escolhestes que o Orgulho saísse de vossas vidas, fizeram a melhor escolha. Pois onde não há Orgulho, não há preguiça, pois os preguiçosos são aqueles que se orgulham de nada fazer para viver não percebendo que na verdade vegetam. Onde não há orgulho não há Luxúria, pois os luxuriosos tem orgulho de seus corpos e julgam-se merecedores de possuir os corpos de tantos quantos lhe provir, não percebendo que na verdade são objetos do instinto. Onde não há orgulho, não há Cobiça, pois os cobiçosos tem orgulho das migalhas que possuem , juntando tesouros na terra e invejando a felicidade alheia, não percebendo que na verdade são instrumentos do dinheiro. Onde não há orgulho, não há Gula, pois os gulosos se orgulham de suas condição e jamais admitem que o são, arrumam desculpas para
justificar a gula, não percebendo que na verdade são marionetes dos desejos. Onde não há orgulho, não há Ira, pois os iracundos se orgulham de não serem passíveis e jamais abaixam a cabeça diante de qualquer situação, são incapazes de permitir que a vida lhes proporcione lições de aprendizado e se revoltam com facilidade com aqueles que, segundo o próprio julgamento, não são perfeitos, não percebendo que na verdade sua ira são resultado de suas próprias imperfeições.
Onde não há orgulho, não há inveja, pois os invejosos sentem o orgulho ferido ao verem o sucesso alheio seja ele qual for, precisam constantemente superar os demais nas conquistas, não percebendo que na verdade são ferramentas da insegurança e da falta de amor a vida. Adeus.

Saíram todos sem olhar para trás, e ao baterem a porta, um fulminante raio de luz invadiu o recinto, e o casal, desintegrou-se. Dizem que viraram Anjos.


endereço:http://textos_legais.sites.uol.com.br/os_7_pecados.htm

imagem: voxclamantisindeserto.arteblog.com.br


21 comentários:

Julimar Murat disse...

Oi amigo Jorge

3 recadinhos:

1- sobre o texto de hoje, eu acrescento as palavras de Mahatma Gandhi

Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.

2- Obrigada pela sua participação no desafio.
è uma forma das pessoas interagirem e refletirem sobre o tema proposto. Tem um pensamento pra voce no comentários do meu blog.

3- E muito obrigada pelos selinhos, serão guardados no lado esquerdo do peito

Uma beijoca
Julimar

Psiquismo Desmistificado disse...

Olá meu amigo Jorge,
Que prazer sinto em visitá-lo!! Esse post é belíssimo e remete às reflexões profundas.
Como disse Santo Agostinho:"O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios."
Um forte e fraternal abraço em ti
E te agradeço o carinho por oferecer-me o selo. Com certeza o recebo cheio de carinho.

Jorge disse...

Juli, meu anjo,

Você disse tudo de como o homem é hoje. Não é a toa que o mundo está como está.

Sempre sou grato pelos comentários. Minha amiga, obrigado!!!

Um beijo,
Jorge

Jorge disse...

Olá, meu amigo Psiquismo
Fico feliz de que você goste deste blog. Talvez porque faço com muita alegria e amor.
Santo Agostinho sabia o que falava.
Me sinto afim com o que escreves no seu blog, no ambiente que criou; então meu amigo, é de coração que te ofereço o selo.

E obrigado pela visita. Volte sempre!!!

Um grande abraço,

Jorge

Juan Antonio Torron Castro disse...

Jorge, un comentario bella y profunda compasión por ellos traducciones defectuosas ya que cuesta tan poco entendimiento de la ONU por escrito de todas estas formas de captura de la esencia.
Me gusta tu blog y con permiso te seguiré. Un saludo

Juan Antonio Torron Castro disse...

Jorge una vez más, la traducción NO es buena, yo No he escrito le que aquí pone, lo siento.
Solo te digo :tú muy bueno el escrito.

Juan Antonio Torron Castro disse...

Por último: Jorge, tu escrito muy bueno.-

Norma Villares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Norma Villares disse...

Olá meu amigo Jorge,
Sempre com mensagens edificantes, que bom vê-lo de novo. Muito agradecida pelos selinhos, postarei mais tarde.

Esse texto é muito bom pra levar pra consciência, e para refletir serenamente.

Não é atoa que o ORGULHO chegou ao status dos "Sete Pecados". Seus reflexos são fortes de dominio da vida, de soberba vazia, como está escrito na Biblia.

O EGO fica inflado... por isso é a fonte de todas as outras viciações...

Ele saindo da casa, os outros acompanharam-no.

Grande abraço rico de luzes Cósmica

Gianete Pereira disse...

Oi, Jorge! Estou com o tempo curto, pois a tarefa de ser mãe não é nada fácil, mas é primordial quando vemos nos olhos dos filhos a retribuição do amor. Quando tenho oportunidade venho e encontro sempre um texto de grande valor e reflexão. Um abraço,amigo!

Jorge disse...

Olá, Juan

Agradeço pela sua visita.
Volte sempre!!!

Abraços,
Jorge

Jorge disse...

Norma, Anjo Amiga!!!

É, o perigo é o nosso EGO inflado. Joanna de Ângelis nos diz muito da necessidade de nos religarmos ao SELF, pois este somos nós , de verdade. Ainda que em potência, é o nosso objetivo.
Mas acredito, Norma, que estamos caminhando e chegaremos lá, dependendo do nosso esforço.

Doce amiga,
Obrigado, como sempre, pelo seu comentário!!

Beijo,
Jorge

Jorge disse...

Gianete!!!

Parabéns por ser mãe. Que coisa maravilhosa!!
Sem dúvida, os filhos são nossa atenção ainda mais quando nos retribuem o amor.
Que continue a brilhar tu caminho de mãe e principalmente a de mulher.

Beijo,
Jorge

Kelly Kobor Dias disse...

Jorge que texto maravilhoso, cria uma curiosidade, uma expectativa!!! Dá vontade de querer saber o que vai acontecer em seguida sempre.
Obrigada pela visita no meu cantinho...bjs

Jorge disse...

Oi, Kelly

Que bom que gostou.
Visito teu blog sempre que posso. E gosto muito!!!

Um beijo,

Jorge

falando.com (quem quiser ouvir) disse...

Olá Jorge,
O que mais me interessa nos blogs é a interação e o aprendizado e, graças a Deus, contigo posso trabalhar estes dois pontos.
Ótimo texto, como sempre!
Obrigado por mais este selo!!!
Abraços do amigo,

Fernando.

Jorge disse...

Amigo Fernando

Essa interação eu sinto no teu blog. Do aprendizado dos seus textos, busco comentar. Como te disse, me sinto à vontade quando lá estou. Por isso estou sempre lá!!
O selo é por causa dessa camaradagem de aprendizado.

Abraços,
Jorge

Patricia Cristina disse...

Querido Jorge. Encontrei seu blog através da página da amiga Jeanne.
Me senti muito bem no seu espaço e gostaria apenas de lhe dar os parabéns!
Vou linkar no meu humilde bloguinho, se vc permitir ok?
Lhe convido para nos visitar no www.luzdenossasvidas.blogspot.com
Um abraço fraterno!

Jorge disse...

Patrícia, boa noite!!!

Muito agradecido por sua visita e que tenha gostado.
Você é a nova amiga que será sempre bem vinda e sempre visitada também.
Irei conhecer seu blog, sim.

Mais uma vez, obrigado, Patrícia!

Beijo,

Jorge

© Sara Marques disse...

Que texto lindo Jorge!
Bjs e um Excelente feriadão pra vc tbém!

Jorge disse...

Sara!!!
Obrigado pela sua visita!!
Tenha você também um excelente feriadão!!!

Beijo,

Jorge

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails