sexta-feira, 30 de abril de 2010

RECOMEÇAR DO ZERO


© Letícia Thompson

Você já quis ter uma borracha especial para apagar algo que fez, que aconteceu, algo que doeu tão fundo ou teve conseqüências tão graves que você daria tudo para voltar atrás e recomeçar?

Há muitos que dariam tudo na vida para recomeçar do zero, ter uma nova oportunidade para agir diferente, tomar outras decisões, fazer diferentes escolhas. E eu sei que muita gente já recomeçou uma nova vida, já deu uma volta importante que fez com que os caminhos mudassem de direção e isso sempre é possível.

Mas não é possível recomeçar do zero. Recomeçar do zero não existe! Não existe fingir que não houve um passado e não estar ligado a ele de alguma forma. Não existe zerar o coração, nem as emoções, mesmo se passássemos nosso tempo voltando os ponteiros do relógio.

A verdade é que se pudéssemos recomeçar do zero, numa amnésia existencial, cometeríamos erros novamente, choraríamos de novo... porque não traríamos conosco essa carga de experiência que carregamos hoje, que às vezes até pesa, mas é nossa e isso não podemos negar, nem renunciar.

E é melhor assim: acreditar que tudo o que fizemos valeu de alguma forma. Erramos? Sim, e daí? Aquilo que reconhecemos como erro não faremos novamente e cada vez que tropeçamos e aprendemos com isso, colocamos algo mais na nossa bagagem da vida.

Lamentar por algo que não se teve? Que perda de tempo! As lamentações pelo que não fizemos não acrescenta nada na nossa vida. Precisamos viver de coisas concretas, do que realizamos, do que tivemos, mesmo se as perdemos.

Quem nos julga deveria julgar-se primeiro.

Ninguém é de todo bom e de todo mal. Não existem pessoas melhores que as outras, apenas as que ainda querem aprender e as que já perderam a esperança. Quem não chora por fora, chora por dentro, a diferença é que nesse caso ninguém percebe.

É possível recomeçar a vida, com novas ambições, fazer do velho, o novo e com uma grande vantagem: dessa vez existirão os parâmetros de comparação, as chances serão maiores de tomar decisões acertadas.

Então, acredite: tudo o que você viveu até agora valeu a pena porque é dessa vivência que você tira seu aprendizado.

Se você tem 30, 50 ou 80 anos, você pode fazer sua vida diferente ainda, você pode olhar o mundo com olhos novos.

Deus não condena ninguém. São as pessoas mesmas que condenam-se quando cruzam os braços, imobilizam as pernas e colocam uma venda nos olhos.

A vida continua, mesmo se muitos desistem. E ela é muito mais rica para aqueles que abrem os braços ao futuro, dão as mãos ao passado e recomeçam. Essas pessoas jamais sentirão-se sozinhas.



endereço: internet

imagem: internet

14 comentários:

Unknown disse...

Cada dia é para mim, meu querido, um novo e eterno recomeço... uma nova oportunidade para viver melhor... não gosto de juntar muitas "oportunidades perdidas" para só então recomeçar, apagar tudo, e seguir adiante com novas tentativas... prefiro antes, ir apagando, pouquinho a pouquinho, dia a dia o que de errado foi cometido no dia anterior... tem dado bom resultado, afinal de contas não fico com muito rascunho para passar a limpo... hehehehehehe...
Lindo post, meu amigo Jorge... amigo d'alma e coração...
Bom ler-te!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Teresa Cristina disse...

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo!
Lindo Post!
estamos tendo a chance do recomeço...através da reencarnação, de um novo dia de sol ou chuva, de um novo sorriso, de um novo desafio, de novos sonhos...sempre td novo e se preciso for denovo...
Bom fds
bjss^^

ValériaC disse...

Jorge, meu tão querido amigo...que texto providencial...
Nada é perdido na vida...nem mesmo os erros que cometemos, que são lições e que quando a aprendemos, não mais tornamos a errar... assim como é inútil, se lamentar por tudo o que não nos aconteceu...se não aconteceu, com certeza foi melhor assim e aceitemos.
Abramos os braços para a vida e sejamos corajosos em continuar aprendendo com ela...que nos "presenteia" a cada instante...ousemos então...vivamos sob um olhar novo e amoroso de nossa alma para com o mundo...abracemos o recomeçar de cada dia...
Serenidade e beijos pra ti amigo...
Valéria

Psiquismo Desmistificado disse...

Grande amigo Jorge,
Que texto belíssimo!!
Penso que nossa vida acontecem fatos agradáveis, e outros nem tanto.
Mas realmente nada se apaga. São vivências. Dessas situações sempre temos algo a aprender.
Nossa vida é a oportunidade de aprendizagem e evolução.
Grande abraço de Luz
Ótimo final de semana

Jorge disse...

Carmem, Amiga do coração!!
A vida é contínua. Assim, mesmo para aqueles que desistiram de viver, ela continua, apenas que mais sofrimento. Mas para aquele que luta, mesmo sabendo dos erros, não para pois tudo é aprendizado e crescimento. Experiência é algo de tão valioso para cada um de nós que devemos, isto sim, valorizá-los. A Letícia teve uma sensibilidade de captar essa realidade.
Creio que viver já é a transformação do rascunho feito ontem para passar a limpo hoje.

Minha querida amiga, beijo teu coração com todo carinho e que possas ter um fim de semana de muita luz!!
Beijo!!!

Jorge disse...

Teresa,
a vida é um eterno recomeçar mesmo. Tirar proveito disso para se cultivar a felicidade interior é o caminho. Erros e acertos fazem parte do nosso aprendizado. Mas não devemos para para lamentar e sim, continuar corrigindo e buscando acertar a todo momento.

Amiga d'alma, beijos, de coração!!!

Jorge disse...

ValeriaC, anjo Amiga

Concordo com você. Lamentar para quê e porquê?
Na vida devemos a aprender a pedir perdão começando a se auto-perdoar porque pode-se parar a vida.
Fomos criados para a felicidade. Mas cabe a cada um de nós busca-la!

Com amor!!!
Jorge

Jorge disse...

Grande Amigo PD

Concordo com você!!!
Aprender e movimentar o Amor na nossa vida.

Um grande abraço e um fim de semana de muita alegria, Amigão!!

Renata disse...

Jorge vim lhe agradecer as visitas,e que texto lindo!A vida é um grande aprendizado realmente uma oportunidade de erros e acertos e eu agradeço por isso,um grande abraço e um final de semana de muita luz!

Maysha disse...

Meu amigo que texto belo.
De facto não podemos apagar o passado, mesmo que ingrato na verdade ele existe.
Podemos sim modificar, escrever a nossa história de novo, faze-la mais feliz.

Desejo-te um bom domingo, deixo um beijo de luz
Isa

Jorge disse...

Renata, minha amiga,

nós sempre visitamos onde nos sentimos bem. Você tem um cantinho que nos faz bem. Então, nós vamos, não é?


Um doce beijo em teu coração e uma semana de luz também!!
Beijo!!

Jorge disse...

Maysha

passado é a nossa experiência. Escrever um novo futuro é ter aprendido com o passado vivendo o hoje.

Minha amiga, um beijo, de coração e que tenhas uma semana de muita alegria e realizações!!!

meu jardim disse...

preciso de ajuda!!!!

os doidos disse...

OLA BOA NOITE
MEU NOME É ROBERTO TENHO 25 ANOS E UMA HISTORIA DE VIDA NAO TAO FELIZ
COMO EU GOSTARIA QUE FOSSE EU TENHO UMA FAMILIA LINDA DOIS FILHOS MARAVILHOSOS UM PAI E UMA MAE DE DAR INVEJA UM BOM EMPREGO . MAS ESTOU A PONTO DE PERDER TUDO ISSO POR CAUSA DAS DROGAS INFELISMENTE EU SOU DEPENDENTE QUIMICO , SOU VICIADO EM COCAINA ESTOU ENTRANDO EM DESESPERO POIS NAO CONCIGO LARGAR ESSA PORCARIA FASSO TRATAMENTO E MEU PISQUIATRA ME MEDICOU QUE PARECE QUE ESTOU FICANDO RETARDADO .
ABANDONEI A IGREJA OS BONS AMIGOS ESTOU A BEIRA DE PERDE MEU EMPREGO
E MINHA ESPOSA , SO TRAGO DECEPIÇAO PARA A MINHA FAMILIA E DISGOSTO ATRAS DE DISGOSTO
SE TIVER ALGUEM QUE POSSA ME DAR UMA ORIENTAÇAO EU AGRADESSO DO FUNDO DO MEU CORAÇAO
PRETENDO UM DIA SERVIR DE EXEMPLO PARA MUITOS JOVENS QUE AS DROGAS SO NOS TRAIS DESTRUIÇOES EM NOSSAS VIDAS EM TODOS OS SENTEDIDOS MEU IMAIL E roberto_veleioros@hotmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails