quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MENINOS DE TODAS AS CORES


Conceição Dinis; Fátima Lima (org.)

Aventura das Letras

Porto, Porto Editora, 2003

Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:

É bom ser branco

porque é branco o açúcar, tão doce,

porque é branco o leite, tão saboroso,

porque é branca a neve, tão linda.

Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:

É bom ser amarelo

porque é amarelo o Sol

e amarelo o girassol

mais a areia da praia.

O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia:

É bom ser preto

como a noite

preto como as azeitonas

preto como as estradas que nos levam para

toda a parte.

O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.

Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:

É bom ser vermelho

da cor das fogueiras

da cor das cerejas

e da cor do sangue bem encarnado.

O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:

É bom ser castanho

como a terra do chão

os troncos das árvores

é tão bom ser castanho como um chocolate.

Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:

É bom ser branco como o açúcar

amarelo como o Sol

preto como as estradas

vermelho como as fogueiras

castanho da cor do chocolate.

Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.


Luísa Ducla Soares



texto - http://contadoresdestorias.wordpress.com

imagem - eb1-helia-correia.rcts.pt

22 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Aiiiii que lindo Jorge
Somos meninos coloridos que Deus colocou estratégicamente neste mundo, para enfeitá-lo e enchê-lo de alegria, amizade, beleza e Amor.
Grata por texto tão rico.
Beijinhos

ValériaC disse...

Fantástico texto querido... acabei de comentar o post anterior e o relaciono com este agora...
Cada qual conhecia uma parte de verdade... mas com o tempo o menino descobriu a real verdade... em toda a sua grandeza...que somos todos irmãos...mesmo tendo preferencias particulares, um referencial prórpio... no final das contas... somos todos humanos, irmanados neste lindo planeta...criados pelo mesmo Criador...detentor da eterna verdade.

Beijinhos...
Valéria

Jorge disse...

Zizi,
somos todos irmãos e não podemos medir alguém pela pele. Este conto, acredito, é claro a esse respeito.

Minha amiga, um beijo!

Jorge disse...

Valeria,

um dia todos compreenderemos a verdade que o Pai é um só, assim, todos somos irmãos.

Um beijo, Coração

Vida*** disse...

Que Lindo texto !! De mãos dadas.caminhando sempre dentro das luzes do arco íris.***Pessoas Especiais*** Pessoas especiais são aquelas/que não precisamos ver tdos os dias,apenas senti-las/presentes em nosso coração.../Pessoas especiais/Não precisam nos ver tdos os dias/mas nos terão sempre em suas orações/Pessoas especiais aparecem nas horas incertas/pra nos fazer perceber que amigos são elos eternos...E os problemas são insignificantes pra quem tem amigos por perto. A fraternidade Pura é o mais sublime das relações entre os Seres.(Dr.)Um gde abço.Viver em tdas as cores e idiomas um élo de Amor e Paz.

Jorge disse...

Vida amiga,

a luz brilha em todo os corações. Que possamos deixá-la entrar. A humanidade precisa disso se quisermos uma vida sem preconceitos, com fraternidade pura.

Beijo, minha amiga!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

QUE LINDO JORGE É ASSIM QUE TEM QUE SER AFINAL SOMOS TODOS IRMÃOS!!

Isa Martins disse...

Que texto lindo, que nos mostra a importância de se dar valor as variedades, todas elas tem o seu encanto!
Beijos no coração amigo!

Jorge disse...

Eliana,
É isso aí!!!

Beijo, Coração!

Jorge disse...

Isa,
Todos realmente!!!

beijo, Anjo!

MARIANGELA BARRETO disse...

Um lindo e romantico texto,pena que a realidade nem sempre seja assim.. porque o preconceito ronda desafiador o mundo e a sociedade.. vide a campanha terrivel e racista que algumas pessoas do sul e são muitas, pregam contra os os nordestinos em função do resultado das eleições pela maravilhosa vitoria de Dilma...
Felizmente existe a justiça para punir os racistas xenófabos,a OAB de Pernambuco está enquandrando judicialmente os preconceituosos, porque o Brasil é de todos os brasileiros sem exceção!

beijos no coração querido Jorge!

Hana disse...

Que fofo Ne amigo meu, este texto e uma graça e já estou levando para contar a minha classe esta história tão maravilhosa, se me permite, vou ler na segunda feira sem falta para meus aluninhos. Bom estou eu aqui jantando na companhia do seu blog, e vejo pessoas olhando e pensando talvez , poxa esta pessoa não larga o celular, deve ser muito ocupada, escuto sessurros em japonês, e me coloco a rir, pois estou com meu amigo Jorge o anjo do ocidente, como companhia, e a pouco estava na companhia do blog multiolhares, estou me divertindo e em ótima companhia, preciso mais?

Unknown disse...

o menino teve a oportunidade de conhecer outras realidades,e o fez com inteligência e coração aberto.
Beijos

Jorge disse...

Mariangela,
creio todos ainda temos um pouco de preconceito. Não aceitar opiniões dos outros não deixa de ser pois acreditamos que outras opiniões não são boas ou melhores que a nossa. Apenas que, numa escala maior, os preconceituosos extrapolam suas dificuldades internas. Afinal uma pessoa se "mede" pelo seu valor moral e sendo assim, todos estamos no mesmo barco, salvo excessões, que estes, pela superioridade moral, simplesmente amam.

Um beijo, minha Amiga!

Jorge disse...

Hana,

fico feliz de ver você ensinar as crianças. deve ser muito legal vê-la dando aulas.
Espero um dia, se permitido pelo Pai, te conhecer pessoalmente, o que será uma honra para mim.

Minha amiga Anjo no oriente, um doce beijo!

Jorge disse...

Jeanne,

de uma certa forma, ele já tinha um preparo espiritual antes. tanto que compreendeu, na essência, que todos são iguais.

beijo, Coração!!

Hana disse...

Anjo meu estava a espera do trem, e neste tempo li seu post sobre Hana, que história tocante, emociona amigo meu, então me veio a lembrança, q adotei o nome de Hana, em homenagem aos judeus mesmo, a todas as Hanas q foram vitimas do holocauto, agora conheci a história de mais uma Hana, um anjinho, poxa
me comoveu este post.Em fim meu nome Nara, no blog sou a Hana, a mesma pessoa mas levando o nome de todas as Hana assim me sinto feliz em meu jeito de homenagear , este povo sofrido, aiii anjo meu, levo o nome das Hanas e me sinto feliz...obrigada mais a vez poromentos especiais q aki passei, agora vou no museu nacional de Tokio, eu amo museu e vou tirar uma foto especial para vc,me aguarde anjo meu, Tê levo junto para o museu venha comigo Tê levo no coração obaaaaa!!!
Com carinho Hanassssss

Jorge disse...

Hana,
a história da outra Hana realmente é comovente. Quanto sofrimento.
Faz uma linda homenagem a todos os perseguidos na guerra.
Não esqueça de me enviar uma foto sua neste museu, que deve ser maravilhoso.
Tô com você, Anjo Luz!!!

Um beijo!

Marcia disse...

É d´´ificil sair deste blog. Que texto original!!! Somos todos irmaos, que importa a cor??? Que imagem mais fofa você escolheu com seu carinho!
Beijao Jorge!

NPAC disse...

Ola Jorge, será que posso usar este seu desenho das crianças de diversas etnias em um cartaz de um evento sem fins lucrativos??

Jorge disse...

Fique à vontade.........

Abraços!!!!

Unknown disse...

Nada te faz diferente de outrem...bela reflexão

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails