sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HISTÓRIA SEGREDO


Em um mundo distante, moravam Pedro e Paulo, eles andavam sempre juntos, dividindo os mesmos medos, os mesmos sonhos e as mesmas histórias, histórias de fantasmas, de bichos, de aventura e de meninas.
Ninguém sabia ao certo sobre o que conversavam, mas com certeza eram histórias engraçadas, pois de longe ouviam-se as gargalhadas. Sabe quando contam aquelas piadas que a gente ri tanto que chega a doer a barriga? Era assim que eles riam.
Um dia eles estavam rindo tanto que Pedro deixou escorrer uma lágrima, foi Paulo o primeiro a reparar. Pedro ficou envergonhado; Paulo assustado. Afinal eles sabiam que chorar era coisa de criança, um símbolo do fracasso.
O silêncio daquela tarde deixou uma pergunta difícil de responder: "se chorar, era um sinal de fracasso, teria Pedro fracassado ao rir?"
Dias, meses e até anos passaram, e juntos deram muitas outras risadas, mas não ficavam mais assustados quando escorriam lágrimas, eles já tinham se acostumado com situações estranhas, que agora já não eram mais estranhas.
O mundo quase não tinha mais segredo para eles, eles conheciam todas as estrelas, plantas, lagos e atalhos... só não tinham reparado que junto deles moravam milhares de pessoas. Pessoas diferentes: gordas, altas, vermelhas, amarelas, bonitas, carecas... e cada pessoa carregava dentro de si uma história, a sua "história segredo", pois eram tão bonitas que não existiam palavras que pudessem conta-las.
E por ser impossível de contar, as pessoas pensavam que só elas tinham uma "história segredo", assim cada pessoa empurrava o mundo para a direção mais próxima de sua história; tanto empurraram o mundo que ele não suportou a força e se dividiu em dois hemis-planetas.
Pedro e Paulo que se encontravam no centro de tudo foram separados, e os hemis-planetas se afastaram.
Paulo como em toda a situação estranha ficou assustado e gritou: "Pedro, vem comigo!" Mas estavam tão longe que da resposta de Pedro ele só entendeu: "... separados... migos".
Teria Pedro respondido que mesmo separados eles seriam sempre amigos ou teria dito que separados eles eram inimigos?
O tempo passou e os hemis-planetas já eram dois planetas completamente diferentes, cada um com sua Lua e seu caminho.
Pedro lembrando de Paulo deixou escorrer uma lágrima de saudades, naquele momento percebeu que chorar não era sinal de fracasso e sim uma demonstração de sentimento. Pedro, então começou a rir e ria tanto e tão alto que Paulo pode ouvir, e ao ouvir começou a rir também, riam juntos como nos velhos tempos e Paulo entendeu que mesmo de longe eles podiam continuar sendo amigos, pois tinham muitas "historias segredo" divididas.

Carla Lam


imagem - nasa.gov

7 comentários:

ValériaC disse...

Que gracinha de estória amigo...a nos mostrar que a verdadeira amizade, o amor cultivado, permanece, mesmo que haja distâncias...pois sempre trazemos quem amamos em nosso coração...
Tenha um lindo final de semana...beijos...
Valéria

Vera disse...

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Vinícius de Moraes

Socorro Melo disse...

Olá, Jorge!

Muito bonita a história de Pedro e Paulo. E nos reforça que a amizade não respeita barreiras, fronteiras, ela acontece, acima de tudo.

Desejo-lhe grande paz.
Socorro Melo

Jorge disse...

Valeria

para a amizade distância não existe. Ela está fora do tempo e espaço que conhecemos.

Minha amiga, tenha uma excelente semana e um beijo!

Jorge disse...

Vera,

belíssima poesia do mestre Vinicius.
Escreveu como poucos, poesias de sentimentos.
Valeu, Anjo!!!

Uma ótima semana!
Beijo!

Jorge disse...

Socorro,

Amizade ultrapassa todas as barreiras mesmo.
Felizes somos pois temos amizades verdadeiras, não é mesmo?

Amiga luz, tenha uma semana de muita paz e alegria!!
Beijo!

Marcia disse...

Pois é querido,
e pensar que existe um oceano entre nós e tenho o maior carinho e por você!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails