sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA ALQUIMIA


Certa vez um andarilho apareceu numa aldeia da Idade Média. Dirigiu-se à praça central da cidade, anunciou-se como alquimista e disse que ensinaria como transformar qualquer tipo de metal em ouro. Algumas pessoas pararam para ouví-lo e começaram a proferir gracejos e ridicularizá-lo.

O estranho não se abalou com as chacotas, pediu um pedaço de metal e alguém lhe entregou uma ferradura, um outro lhe ofereceu um prego. O alquimista então pegou ambas as peças, e ainda sob as risadas dos incrédulos, colocou-as numa pequena vasilha e derramou sobre elas o conteúdo de um frasco que havia retirado de sua sacola. Permaneceu alguns segundos em silêncio e o fenômeno aconteceu: a ferradura e o prego tornaram-se dourados.

Uma sensação de espanto percorreu a multidão que se avolumava cada vez mais na praça. O alquimista levantou as peças de ouro para que todos pudessem admirar a transmutação. Um ourives presente no local pediu para examinar os objetos e foi atendido.

Em pouco tempo, revelou serem as peças de ouro puríssimo como nunca tinha visto. As pessoas agitaram-se e agora queriam ouvir.

O alquimista então pegou um grosso livro de sua sacola e disse estar nele o segredo da transmutação dos metais em ouro. Em seguida, entregou o livro a uma criança próxima e partiu tranqüilo. Ninguém o viu ir embora, pois todos os olhos mantiveram-se fixos no objeto nas mãos da criança.

Poucos dias depois, a maioria das pessoas possuía uma cópia do valioso manuscrito, assim a receita para produzir ouro passou a ser conhecida por todos. Contudo, a fórmula era complexa.

Exigia água destilada mil vezes no silêncio da madrugada e ingredientes que deveriam ser colhidos em noites especiais e em praias distantes. Era muito penoso ficar mil noites em silêncio esperando a água destilar. Além disso, procurar os outros ingredientes era muito cansativo.

No início todos puseram as mãos à obra, mas com o passar do tempo, as pessoas foram desistindo do trabalho. Diziam que a fórmula era apenas uma galhofa deixada pelo alquimista para mostrar como eram tolos.

As pessoas foram desistindo. E, à medida que desistiam, tentavam convencer os outros a fazerem o mesmo. Assim, muitos e muitos outros, influenciados pelos primeiros, também desistiram.

Mas, um pequeno grupo prosseguiu com o trabalho. Apesar de ridicularizados pelo resto da aldeia, continuaram destilando a água e fizeram várias viagens juntos à procura dos ingredientes da fórmula.

O tempo correu e a quantidade de histórias divertidas, de situações que eles passaram juntos, de mudanças pessoais de cada um desde que começaram a seguir a fórmula, cresceu. E o grupo dos aprendizes de alquimia tornou-se cada vez mais unido. Converteram-se em grandes amigos.

Até que em um mesmo dia, todos tinham começado juntos, e viraram a última página das instruções do livro, e lá estava escrito:

“Se todas as instruções foram seguidas, você tem agora o líquido que, derramado sobre qualquer metal, transforma-o em ouro. Entretanto, agora você já percebeu que a maior riqueza não está no produto final obtido, mas sim no caminho percorrido. O que nos torna infinitamente ricos não é a quantidade de ouro que conseguimos produzir, mas as conquistas que obtivemos em busca do tesouro: o conhecimento das riquezas como o amor, a amizade, a paciência, o perdão, a persistência, o valor dos sacrifícios feitos nessa busca. A transformação interior obtida: esta é a verdadeira alquimia".


endereço: http://textos_legais.sites.uol.com.br/a_verdadeira_alquimia.htm

imagem: internet


24 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Salve o NOVO ANO que se inicia!
Que ele venha coroado de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
assim Seja !
Passando para dar uma olhadela.É verdade, a alquimia interior é a verdadeira sabedoria. para isso aprendemos tantas coisas, para aplicarmos em nossas vidas.

Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Jorge disse...

Silvana

Que sejamos a paz que tanto queremos ao mundo!!

Saudações urbanas!!
Jorge

Kelly Kobor Dias disse...

Jorge adoro as histórias que você traz para seu blog...beijos

Jorge disse...

Kelly,
Me deixa feliz sabendo que vc gosta das histórias.É um grande incentivo, minha amiga. Obrigado!!!

Beijo,
Jorge

Elizabeth disse...

Olá Jorge,
Muito lindo esse texto! Como é bom ler coisas assim.
Abraço.

Unknown disse...

Que linda licao de vida, amigo Jorge!
Essa e' realmente a verdadeira alquimia da vida... nao 'e o ouro que vale, e' o tempo gasto em descobrir como produzi-lo e encontrar respostas juntos e em solidariedade!
Lindo texto!
Muito bonito realmente!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Jorge disse...

Elizabeth

São histórias que nos ensinam muito, não é mesmo?

Abração,

Jorge disse...

Carmem,
podemos dizer que é o ouro de tolo..porque a alquimia verdadeira é interna.
Somos alquimistas e não percebemos ainda.
É, minha amiga, o ouro do mundo ainda seduz.

Beijo!

Blogat disse...

"Caminhando e cantando e seguindo a canção"...assim vamos aprendendo tudo,inclusive a ser IRMÃOS.Adorei!BJ

Solange Belém disse...

Oi Jorge, que linda história!
Também penso que a amizade é uma grande riqueza.
Feliz 2010 e um abraço.

Sol

Jorge disse...

Alice

É mesmo. Somos todos irmãos. Pelo menos deveríamos ser!

Beijo,
Jorge

Jorge disse...

Oi, Sol

A amizade é o Amor sem apego.
Feliz ano novo prá vc também.

Beijo,
Jorge

Unknown disse...

Claro que somos alguimistas sempre!
Aproveitar a caminhada enquanto se busca um objetivo, é sempre fundamental, muitas vezes resulta em experiências muito ricas.
Quanto ao teu comentário "longo", como disseste, foi precioso demais. tenho colocado na prática alguns conselhos teus.
Tolo é quem julga saber de tudo e despreza estas oportunidades maravilhosas de aprendizado.
E pensar que tem gente que menospreza a amizade virtual...
Beijos :)

Marcia disse...

Olá Jorge, bom dia!
Sábios ensinamentos! Em todo caminho percorrido há sempre um grande aprendizado! Feliz daquele que sabe somar as vitórias, o conhecimento adquirido, as experiências na luta por um objetivo.
Desejo a você e a todos que te visitam um lindo fim de semana!
Beijos

Norma Villares disse...

Jorge bom amigo da alma,
Eu também gosto de histórias para se fazer reflexões.
Elas são boas para "cair a ficha" .
Temos que nos cuidar e para isto lemos as histórias para lembrar quem somos e o que podemos ser.
Sublimes abraços

Kelly Kobor Dias disse...

Jorge por te admirar tanto, estou te dedicando um selo especial no meu blog. beijos

Jorge disse...

Jeanne
Aprendi que qualquer que seja a minha escolha, inclusive ficar em cima do muro, é um aprendizado. A minha consciência há de cobrar minhas faltas de decisões.

Um ótimo fim de semana, minha doce amiga!

Jorge disse...

Márcia, amiga do coração,
A nossa vida é busca incessante de aperfeiçoamento.
Se pudermos aproveitar os aprendizes, "sorte" nossa.
Se não, a eternidade irá nos cobrar.
Luz, tenha um fim de semana de muitas alegrias com os seus!!!

beijo!

Jorge disse...

Norma, querida amiga
Estas histórias são boas para nos lembrar sempre se estamos no caminho certo.

Beijos, de luz!

Jorge disse...

Kelly, assim você me deixa sem graça.
mas sou lhe grato pela sua amizade que me é tão cara!!!
Obrigado também por mais esta lembrança tão significativa! Passarei no teu cantinho para pegar, tá bom?

Beijo de coração neste teu lindo coração!

Vida*** disse...

Boa Tarde,estamos em uma busca constante da evolução e aprendizado !! A cda dia algo novo nos acontece. Nos surpreendendo diante das situações as quais temos que ser fortes para superar e evoluir. No Perdão,Paciência,Tolerância, Desprendimento,Persistência. A verdadeira Amizade é o maior tesouro que poderiamos ter na face da terra. Não existe nda de material que substitua no calor humano de um Ser ...O Afeto..com doçura.Agradecemos ao nosso gde Pai a benção da Vida !!A nossa caminhada é cheia de aprendizado e colheitas.( Quem esta no andar de baixo...tem maiores chances de viver. Pois,esta protegido do egoísmo dos gdes.)Samurai. Abços de luz e saudades de um AMIGO***Perto longe...estarei sempre pertinho de ti!! Na busca da luz e aprendizagem. Paz e Luz sempre!!! Obrigada,AMIGO!!

Jorge disse...

Vida

Não tenho o que comentar aqui pois disse tudo. Obrigado pelo seu carinho e amizade.

Beijo, de coração,
Jorge

Pai lucifer disse...

Jorge procura no you tube o nome:full metal alchimist e me responde se aquilo é transmutação de um alquimista federal msm

Pai lucifer disse...

Jorge procura no you tube o nome:full metal alchimist e me responde se aquilo é transmutação de um alquimista federal msm

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails