sábado, 26 de junho de 2010

O PERDÃO


Paulo Roberto Gaefke

Segundo o dicionário (Dicionário Michaelis) a palavra perdão significa

"conceder perdão, absorver, remitir (culpa, dívida, pena, etc), desculpar e poupar-se". Parece incrível, mas perdoar é tudo isso e um pouco mais, perdoar é libertar-se de fardos desnecessários. Segundo o psicólogo americano Dr. Fred Luskin, autor de "O Poder do Perdão", a base de qualquer mágoa é não conseguir lidar com uma "emoção dolorosa", e quase sempre, essa emoção dolorosa é gerada por um fato simples que não aconteceu como o esperado. Colocamos os nossos desejos e sonhos em fatos e acontecimentos que nem sempre dependem só do nosso esforço, terceirizamos a felicidade
e corremos o risco constante de nos decepcionarmos.

E não se espante: o primeiro a sentir os efeitos de carregarmos mágoas, é o nosso corpo, resultando em depressão, problemas cardiovasculares, ansiedade, entre outras doenças que se formam a partir do nosso estado interior.
Exercitando o perdão:

1) Orgulho
Saiba que a maior dificuldade de perdoar vem do nosso orgulho. Quanto mais orgulhoso, maior a dificuldade em perdoar. Então, exercite-se na HUMILDADE.

2) Exclusividade
Nada que nos acontece é exclusivo! Pare de acreditar que só você é assaltado, que só você é traído, que só você não arruma emprego, só você não passa no exame... Saia dessa neura! Exclusividade só mesmo a sua impressão digital.

3) Assuma sua parte de responsabilidade na história.
Normalmente as coisas acontecem quando nós nos descuidamos de algumas regras básicas de segurança por exemplo, nos deixamos levar pela "aparência", ou nos calamos quando deveríamos falar sobre os nossos sentimentos. Em todas ás situações da nossa vida, tem um pouco de nós mesmos... pense onde você errou, reflita e mude.

4) Troque de lugar
Experimente vestir o sapato de quem você não consegue perdoar. É, troque de lugar, sinta-se no papel da pessoa que você não consegue perdoar... examine as possibilidades, a situação, o momento... Isso é maturidade!
5) Garantia!
No final, perceba que perdoar não é apenas a questão de garantir um lugarzinho no céu, mas antes de mais nada, é garantia de mais saúde, harmonia e tranqüilidade para viver plenamente a felicidade que tanto buscamos, por isso, perdoe o texto mais longo,
esse é o começo de uma nova vida.


endereço: internet
imagem:
internet


26 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

colocar-se no lugar do outro é sempre bom, para
ver a história por outro angulo e quem sabe assim perdoar!

ValériaC disse...

Excelente texto, Jorge querido...
Perdoar faz um bem enorme a todos os envolvidos, mas, principalmente para quem o concede...pode ser algo libertador... possibilitando a nos livrar de pesos desnecessários, com toda certeza...
De todos os corretíssimos exercícios propostos, eu ainda creio que o que mais atrapalha na vida é o orgulho...quanto podemos sofrer por causa dele...

Sereno e feliz final de semana pra ti amigo!
Beijos
Valéria

★Isa Mar disse...

Olá meu amigo, excelente texto!
Estou me preparando para escrever algo sobre isso e colocar junto uma técnica muito boa que nos dá excelentes resultados.
Adorei ler e saber que todos estamos empenhados em melhorar a nossa qualidade de vida e a de nossos companheiros.
Beijos em sua alma!

Anônimo disse...

Jorge, meu querido amigo.
Como sempre, textos maravilhosos que nos conduzem a reflexão e só tendem a acrescentar luz às nossas vidas.
Perdoar é muito importante mesmo, apesar das dificuldades iniciais.
Muitos beijos saudosos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Jorge, meu querido amigo. Perdoar. Como é importante saber perdoar, porque como todos nós somos Espíritos em evolução, temos também que ser perdoados. É uma troca saudável, perdoar e ser perdoado, que só nos traz benefícios e nos ensina a amar. Beijos e adorei o novo visual do blog.

franciete disse...

Meu querido amigo, faz tempo que eu era uma pessoa sofredora, sou uma pessoa recta por natureza,e sou daquelas que não faço aos outros aquilo que não gosto para mim.
Mas tinha muita dificuldade em me esquecer do mal que me faziam, achava que não merecia e por ai fora, até que um dia me acostumei, quando alguém me maltratava eu rezava pela pessoa, e pedia a Deus. Fazei senhor de mim uma pessoa melhor, porque entendia eu,que se o bem não vinha eu não era merecedora, e não é que há muitos anos para cá, eu me sinto uma pessoa livre desses pesadelos, e quanto mais rezo melhor me sinto. E nem lembro mais se alguém me faz coisas que eu não gosto, desculpe o alongamento do comentário.
Beijinhos de luz e paz

Valdeir Almeida disse...

Olá, Jorgo,

Quando não perdoamos, dormimos com quem nos feriu, acordamos com ele, andamos com ele. O perdão nos liberta emocionalmente e nos cura fisicamente.

Abração e ótimo final de semana.

Jorge disse...

Eliana,

é bom nos colocarmos no lugar da pessoa, mas devemos pensar como ele, não é?

Um super beijo!!!

Jorge disse...

Valeria, ANjo amiga,

O orgulho, acredito, seja o responsável por todos os males. Todo o lado negativo se origina dele.
E para perdoar, se faz necessário ter o domínio sobre o orgulho. O orgulho nos aprisiona enquanto que o ato de perdoar nos liberta.

Um beijo e uma semana de muitas realizações!!

Jorge disse...

Isa,

a busca pelo crescimento espiritual é para nossa libertação. Quem ama é livre como quem perdoa. Por isso, creio eu, se fale tanto na necessidade de perdoar, mesmo porque é um ato detranquilizar a nossa alma e preservando a saúde. Note-se como a mágoa faz mal.

Anjo, beijo de luz!!!

Jorge disse...

Regina, amiga do infinito,

Perdoar é um ato difícil pois devemos compreender aquele que nos magoa e aceitar como ele é. percebe-se que para chegar a tanto requer a nossa íntima mudança.

Amiga, um beijo em teu coração!!!

Jorge disse...

Maria José,
o Pai Noso nos diz isso. Perdoar para ser perdoado. Aliás, Deus nos perdoa sempre. Pensando assim porque não perdoarmos os outros, não é mesmo?

Meu Anjo, tenha uma semana de luz e um doce beijo!!

Jorge disse...

Franciete,
se o bem não vem a nós é porque Deus sabe que estamos prontos para enfrentar as dificuldades. E perdoar também é um exercício, que só com o tempo conseguiremos.

Amiga luz, um doce beijo em teu coração!!

Jorge disse...

Amigo Valdeir,
concordo com você. Ele nos acompanhará até perdoarmos.

Um forte abraço!!!

franciete disse...

Oi meu querido, venho deixar o meu abraço e desejar uma semaninha cheia de luz e paz.
Que se abram as flores, e os passarinhos cantem, e os anjos façam vénia, para quando você passar.
Você é filho de Deus, e a Natureza te reverencia.
Abraço fraterno desta amiga de além-mar

© Sara Marques disse...

Querido Jorge!
É sempre uma alegria receber seus comentários no Saracotear.
E é com a mesma Alegria que venho aqui buscar Sabedoria.
Uma Excelente semana para você meu Amigo.
Um Grande e Forte Abraço.

Jorge disse...

Franciete,

Obrigado, minha amiga além-mar.

Possas ter uma semana de muita paz e alegria!!!
Beijo!

Jorge disse...

Sara,

seu cantinho é muito gostoso de visitar. Faz bem a alma.

Um super-beijo, Anjo!!

Solange Belém disse...

♥♥♥♥♥ Jorge ♥♥♥♥♥, que belas palavras. Venho agradecer seu comentário deixado em meu blog, o qual gostei muito.
Perante Deus somos todos uma família, independente de raça, cor da pele, condição social ou credo religioso. Respeito é bom e todos gostam. Perdoar as vezes é dificil, mas não impossivel, além de fazer um bem danado à alma. Linda reflexão!
Amigo, um abraço com muito carinho para você e tenha um bom dia

SOL ♥♥♥♥♥

Jorge disse...

Sol,
Realmente é possível, tanto que uma das condições da felicidade é não termos mágoa nenhuma. Chegaremos um dia, se Deus quiser, que não precisaremos perdoar pois nada nos atingirá.

Minha amiga, tenha uma excelente semana!!!
Um beijo

Unknown disse...

Acho fundamental a atitude de colocar-se no lugar do outro, entender suas motivações e atitudes, assim fica mais fácil perdoar, aliás, nem precisa mais perdoar pq não existe mais mágoas...
Beijos

Jorge disse...

Jeanne,

é o que eu acho também.
Maravilha, Anjo!!!

Um beijo, sempre de coração!

Renata disse...

Jorge bela postagem adorei seu carinho em meu blog,obrigado eu tbm o considero um amigo da eternidade!Desejo uma semana radiosa pra vc!

pensandoemfamilia disse...

Olá
passei para conhecer seu blog e deparei com este interessante tema- Perdão. Quem não perdoa fica atrelado a quem não perdoa e prisioneiro da mágoa, e, como foi bem explicado, acaba adoecendo de corpo e alma.
Abços,

Jorge disse...

Renata,
Sempre bom te visitar. Sinto-me bem lá.
Mas nem sempre coloco comentário.

Um grande beijo, no coração!

Jorge disse...

Pensando em família,
Concordo com você. E obrigado pela sua visita.

Abraços!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails