quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

GESTO ESPECIAL


Eles eram oito executivos trabalhando em uma grande empresa. Um deles destoava dos demais.
Ele era um homem quieto, calado. Quando todos iam ao lanche, ele se retirava para um local isolado e ficava a sós.
Era tido pelos demais como uma pessoa estranha. Os colegas se encontravam depois do trabalho, saíam juntos e Ernani nunca participava de nada.
Mauro, o mais desinibido do grupo fazia graça, inventava piadas para os amigos onde, sempre, o motivo de riso era Ernani.
Certo final de semana, Mauro anunciou que iria pescar e prometeu aos companheiros que, se fosse feliz na pescaria, traria um salmão para cada um deles.
Secretamente, confidenciou aos companheiros que, para Ernani, ele destinaria as vísceras e os rabos dos peixes. Desejava pregar-lhe uma peça e todos iriam rir muito.
E assim foi. Na segunda-feira, cada um deles recebeu um embrulho muito bem feito, inclusive Ernani. Cada um foi abrindo o seu e verificando o salmão limpo.
Ernani ficou sentado, olhando para o pacote. Instado a abri-lo, entre risos de todos, de voz embargada ele falou:
Fico muito emocionado com a lembrança. Quero dizer a vocês que tenho vivido, há cinco anos, um grande drama.
Minha esposa teve um acidente e ficou tetraplégica. Todos os recursos do meu salário são para atender suas necessidades médicas.
A voz era reticente e o ar começou a pesar, no escritório. Mauro tentou retirar o embrulho das mãos de Ernani. Era tarde. Ele tinha começado a desembrulhar.
Agora, as lágrimas lhe assomavam aos olhos e ele não as conseguia conter. A emoção o dominava.
Tenho cinco filhos, continuou. Eles não vão para a escola, porque meu dinheiro não consegue pagar o que seja necessário. Eu não tenho dinheiro nem para o material escolar, nem para os uniformes.
Vocês falam a meu respeito, eu sei, porque nunca faço lanche com vocês. É que trago um lanche de casa e tenho vergonha de mostrá-lo. Por isso, sempre me retiro para comer a sós.
Mas, hoje, - e retirou mais um pedaço de papel do embrulho - hoje, meus filhos comerão bem, graças a você, Mauro.
Ernani abriu o pacote por inteiro e se deparou com as vísceras e rabos dos peixes.
Um silêncio geral se fez na sala. Um mal estar tomou conta de todos. Não havia o que dizer, o que fazer.
Então, um dos executivos se dirigiu até Ernani e depositou no seu colo o próprio embrulho. Todos os demais o imitaram.
No próximo final de semana, eles visitaram Ernani e, se cotizando, providenciaram melhor atendimento para a esposa.
Cada um deles assumiu os gastos com a escola de um de seus filhos.
Eles haviam despertado para uma realidade jamais imaginada.
A esposa de Ernani veio a falecer, alguns meses depois. Os filhos se formaram, um a um.
Os amigos se olharam e perguntaram: E, agora?
Então, juntos optaram por fundar uma ONG, cujo objetivo fosse atender a pais com necessidades especiais e seus filhos.
Um gesto de amizade redundou em benefício para uma larga comunidade.

Fique atento ao que ocorre ao seu redor. O companheiro arredio, por vezes é alguém que traz o coração em chaga viva.
Observe, pergunte, disponha-se a auxiliar e faça luz em outras vidas.

Momento Espírita


texto - internet

imagem - vahmiranda.blogspot.com

11 comentários:

Socorro Melo disse...

Oi, Jorge!

Fiquei emocionada, com essa história, literalmente.
É uma lição de vida, e tanto.
Que tenhamos a sensibilidade de nos aproximar das pessoas, e verificar o que lhes faz mal, o que as tornam arredias, e tentatmos ajudar, naquilo que estiver ao nosso alcance.

Excelente post.

Grande abraço
Socorro Melo

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

E FAÇA LUZ EM OUTRAS VIDAS QUE LINDO JORGE É REALMENTE A PESSOA ESTÁ SE ESQUIVANDO JUSTO POR SE ACHAR INFERIOR DE ALGUMA FORMA!EU ME ESFORÇO BASTANTE PARA ME FAZER LUZ EM OUTRAS VIDAS E SEMPRE CONSIGO!!
BEIJO

Jorge disse...

Socorro,

Como não gostamos que nos julguem e/ou critiquem não devemos julgar, nem criticar a qualquer pessoa.
mesmo porque não conhecemos o que a pessoa está passando e com que direito vamos invadir sua pessoa, não é?

Beijo, grande Coração!!!

Jorge disse...

Eliana,

creio que fomos assim, em algum momento da nossa vida. E não sabemos do amanhã, então porque fazer algo que podemos nos arrepender mais à frente?

Beijo, Coração!

Anônimo disse...

Posso te confidenciar que meus olhos se encheram de lágrimas, falo sério, sou muito emotiva!
Sempre enquanto leio vou imaginando a cena como se fosse um filme...e este filme foi demais.
paz e bem

Bloguinho da Zizi disse...

Jorge
já conhecia a história, mas reler sempre é bom, e é incrível como mesmo assim esse texto emociona.
As brincadeiras podem desencadear situações irreversíveis ao emocional daquele que é alvo de chacota.
O julgamento é uma atitude perigosa.
Gratidão

mentoresdeluz.blogspot.com disse...

MUITO LINDO JORGE ESTE TEXTO,,
QUANDO LEIO COISAS ASIM ME EMOCIONO
DEMAIS,,POIS TENHO SEMPRE UMA TERNURA MUITO GRANDE PELAS PESSOAS,NÃO ADMITO QUALQUER TIPO DE DESPREZO DESCRIMINAÇÃO,LINDA A ATITUDE DOS AMIGOS APÓS SABER A VERDADE,SOBRE O AMIGO,SOLIDARIEDADE,GESTOS DE,AMOR
DESCERRAM A COTTINA DE TRISTEZA DE QUALQUER,CORAÇÃO,,,UM ABRAÇO ANJO
MARLENE

ValériaC disse...

Meu querido que bela lição...
Julgar os outros nunca é boa opção... quantos enganos podem ser cometidos não é mesmo?
A gente nunca sabe o que vai lá no fundo de cada coração, realmente é preciso estarmos atentos, para ajudar e nunca julgar.
Beijos...e ótima noite amigo
Valéria

Vila das Amigas disse...

Olá Amigo,
Obrigada. Ótimo final de semana.
Abraço.

Lena disse...

Jorge, como essa história me emocionou. Estou com os olhos cheios de lágrimas.Belo post.
Há algum tempo eu não passava por aqui e está tudo muito bonito, carregado de paz e boas energias.
Espero sua visita. Um excelente fim de semana. Abraços, com carinho, Lena.
P.S: Você já conheceu o meu segundo blog, o "Além das Nuvens"? Se não, quando tiver um tempinho, vá lá me visitar. O endereço é: http://alemdasnuvens2011.blogspot.com.

Jorge disse...

Pelo menos, de uma infeliz brincadeira, surge um ato de Amor que cresceu. Mesmo que seja em linhas tortas, Deus escreve certo.

Um beijo!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails