sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A SUPERFÍCIE DO LAGO


E o lago era de uma beleza sem par. Suas águas aos raios do sol ou ao clarão do luar, brilhavam e, ao toque suave da brisa, se movimentavam com tanta cadência, obrigando aquele que por ali passasse, a parar, extasiado, ante tanta grandiosidade.

Mas a tempestade se avizinha, um tufão assustador remove tudo por onde passa e das montanhas rolam pedras que, num barulho ensurdecedor, caem ao fundo desse lago. Então ficamos decepcionados com a sua transformaçào. À penetraçào violenta de corpos estranhos e ao açoite do vento, aquelas águas cristalinas, brilhantes, convidando-nos a que nelas nos refletíssimos, transformaram-se num amontoado de detritos e lama, vindo à tona o que se ocultava no seu fundo. Dormitavam essas águas tão maravilhosas, sobre um leito de imundícies. Mas a sua superfície era tão bela, tão magnífica...

Que desencanto!...

Assim como esse lago são muitas criaturas; de aparência tão cativante, belas, cultas, serenas, enfim, levando consigo todos os dotes capazes de atrair todos que passarem no seu caminho. Sua fineza, seu requinte convidam a que delas nos acerquemos para desfrutar de sua companhia tão agradável...

Mas, algo acontece que as desgostam, uma nuvem mais escura ensombra o seu céu azul. São convidadas pela vida a uma experiência difícil, então aquela mesma desilusão que tivemos com a transformação do lago, teremos diante de sua reação. Aquele verniz de educação, aquela bondade estampada na sua fisionomia, aquela serenidade se diluem e vemos os desmandos dessas almas, ainda tão superficiais.

Mas assim como um lago pode ser dragado e suas águas ficarem limpas e transparentes desde a sua superfície até o seu leito, assim essas almas poderão, se o desejarem, também se deixarem dragar para que sua presença não seja apenas agradável e bela por fora, mas que o seu interior, seja igualmente límpido e capaz de, mesmo atingido pelas tempestades das circunstâncias da vida, permanecerem serenas.

A beleza física, os dotes intelectuais são acessórios agradáveis, mas não indispensáveis. A verdadeira beleza, aquela que não fenece com o tempo e dexia sempre o suave aroma de sua passagem, é a da alma que se libertou das ilusões do mundo, conservando a serenidade das águas tranquilas de um lago, exterior e sobretudo, interiormente.


Cenyra Pinto


texto - internet

imagem - silvas.wordpress.com

17 comentários:

ValériaC disse...

Querido que texto maravilhoso... infelizmente grande verdade de tantos... mas ainda bem que tudo pode mudar pra melhor e assim como o lago pode se limpar, a alma também pode se iluminar... que este seja o caminho de todos nós...
Meu amigo, tenha um final de semana de serenidade e alegrias...beijos...
Valéria

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Querido amigo. Lindo texto, como sempre. Temos que nos esforçar para purificar nossa alma, nos elevarmos e ascendermos mais um degrau no caminho da evolução. Assim como o lago, que pode se tornar claro e limpo, do fundo à superfície. Beijos e ótimo fds.

Jorge disse...

Valeria,

o home gosta de viver na superfície, sem preocupar-se até que uma tempestade mostre a verdadeira face. Assim somos nós, com a diferença que estamos trabalhando interiormente para que a consciêcia e a inconsciência seja um só.

Anjo, beijo!!

Jorge disse...

MAria José,

estamos aqui para aprender que somos deuses, em potencial, mas fadados a ser. Depende do nosso esforço e boa vontade, além da perseverança.

Anjo, um beijo!

Kelly Kobor Dias disse...

Realmente a embalagem não tem valor, o que vale de verdade é a essência, o que está dentro da embalagem.
beijos

ELEONORA disse...

Jorge, querido
Lindo texto. Ótimo para refletirmos sobre nossa sociedade contemporânea - a que cultua a aparência, que vive de aparências, tão desconectada das verdades espirituais, do valor da essência interior. Já vai distante o tempo em que o valor de uma pessoa estava em sua palavra, em suas ações - no ser. Veio o tempo do valor do ter, agora o valor do aparentar ter.
Uma pena....Cabe a todos que ainda acreditam no homem, na verdade, na beleza, resgatar através de suas palavras e gestos, o que é verdadeiramente Ser humano.

franciete disse...

Olá meu amigo é sempre bom passar por aqui, levamos sempre mais do aquilo que trouxemos.
Há sempre um aprendizado que nos acompanha em cada passagem, grata pela sua visita, pois será sempre bem vindo.

Vida*** disse...

As Dores da Alma. Somente quem as Sente sabe a sua real profundidade. Somente Deus e mais ninguém podera sanar essa Dor da Alma. Os seres Terrenos são Imperfeitos e Pecadores. Estão anos Luz longe de ser como Jesus de Nazaré um dia foi para tdos os Seres Humanos. Hj. os Animais tem muito mais valor. A Natureza. Pela profundidade do seu Silêncio e Èco.Agradecer a Deus pelo sal e o mel. Temos muito para evoluir em emaprendizagem espiritual. A casca um dia partira. O que fica?? Só Deus poderá nos responder. Somos seres em evolução dia após dia.Abços.

Jorge disse...

Kelly,
realmente somos a essência. Mas ainda precisamos do temporário para nosso aprendizado, não é mesmo?

Beijo, Anjo!

Jorge disse...

Eleonora,

o aparentar e o ter fazem ainda parte da nossa inferioridade. Mas é irreversível a nossa caminhada para o Pai, ou por Amor ou pela dor. É uma questão de escolha.

Beijo, minha amiga!

Jorge disse...

Franciete,
fico feliz pela tua presença aqui.

Um doce beijo, Coração!

Jorge disse...

Vida amiga,

Deus é o nosso Pai. Ele não nos criou para sermos eternamente ignorantes. Também estamos fadados à grandeza espiritual, como tudo na Natureza.
Cada um de nós deve fazer a sua caminhada ascencional.

Anjo Vida, beijo, de coração!

Teresa Cristina disse...

Oiee!!
Que mensagem simples e vrdadeira....e se de fato viermos a observar alguém que temos imenso carinho enveredar por este caminho.....sejamos nós aqueles que vibremos pra que ele retome a paz intima, pq dificuldades e testes sempre virão para nosso crescimento moral, às vzs é mais fácil sair criticando as posturas alheias, mas a lição que fica é q não devemos jogar pedras no telhado dos outros pq o nosso tbém é de vidro, tds estamos sujeitos a passar por isto.Peçamos força, coragem e humildade a Deus para que sejamos nós ou quem estiver ao nosso redor passar pelas provações com bom ânimo sempre, pq sabemos que amgios que sempre nos querem bem, estarão sempre ali vibrando por nós e torcendo para que alcancemos o nosso objetivo, pq sempre é tempo de recomeçar.
Lindo domingo pra ti.
bjs

Hana disse...

Oi menino, então estamos neste plano para lapidar nossa alma, e quem sabe aprender com natureza, podíamos ser como bambu, cresce o mais alto q pode buscando a luz lá de cima, e assim crescer evoluir, o bambu e cheios de noos e não de (eus), o bambu oco por dentro, esvaziado de si mesmo, e
tão torna -cheio de luz por dentro, nos deveríamos nos esvaziar de tanto ego, e sermos preenchido, com a humildade, e fraternidade, tal qual o bambu, ele nascem cresce um pertinho uns dos outros, assim de longe parece uma so arvore, assim a humanidade deveria ser unida, com sua alma lapidada pouco a pouco, não apenas cultivar, o rotulo, o superficial, mas sim o interir, sainda da pouca luz em q se encontram, isso anjo do ocidente , eu aprendi mais um pouquinho com seu post, abraçao de urso!!!
Com carinho Hana

Jorge disse...

Teresa,

aprender a ter humildade é a compreender a própria vida. Afinal, a vida nos pede isso. Mas ainda temos a cegueira que nos impede de ver a realidade do Espírito.

Um beijo, Anjo!

Jorge disse...

Hana, Anjo no oriente,

O legal do bambu é que ela, antes de crescer para o alto, ela finca cerca de 5 metros na terra. É assim que ela se fortalece ao encarar as tempestades. Assim somos nós, se fincarmos na terra o nosso bom-senso e sempre conectados ao Alto para a nossa luminosidade, nada pode nos derrubar.

Coração, um beijo!

Marcia disse...

Estou aqui tentando atualizar minhas leituras...E nao consigo sair. Existem muita sabedorias nos seus textos. Sabemos que as verdades espirituais sao as que contam, nao é? As aparências...um leve descuido e ficam como o lago atingido, denso e feio. E é exatamente aqui que precisamos lapidar as nossas almas, convivendo para melhorar.
Obrigada por mais esta reflexao.
Jesus nos ilumine hoje e sempre.
Beijos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails