sexta-feira, 14 de maio de 2010

O DIA EM QUE O SOL ENCONTROU-SE COM A LUA


Conta-se, que há muito o Sol andava tristonho pela Terra.
Seus raios, já não eram tão " fortes " como antes e por mais que o fizesse, sempre era encoberto por alguma nuvem escura que percorria o céu num forte vendaval.
Os pássaros, as flores, os animais, todos se questionavam sobre o distanciamento do sol.
Numa manhã; que seria bem mais bonita, se o Sol estivesse com seu esplendor total;uma ave de vôo inigualável chamada Condor; arriscou-se e quis tentar conversar com o astro rei.
O sol percebendo a dificuldade do Condor para se aproximar, tranqüilizou-o dizendo: - Linda ave; de vôo quase perfeito, porque queres chegar a mim, se estou por toda parte deste planeta? O Condor ouvindo a pergunta do Sol lhe respondeu, já exausto pelo vôo: - Gostaria muito de saber o que lhe deixa tristonho. O planeta está quase sem tua luz: os pássaros já não sabem mais para onde ir; as flores, principalmente o girassol; já não sabe mais se fica acordado ou se dorme; os animais já não sabem mais se ficam em suas tocas ou saem para caçar; as lavouras estão se perdendo... Tudo está tão confuso, que resolvi arriscar este vôo e lhe perguntar qual seria o problema.
O Sol percebendo a preocupação do Condor disse-lhe: - Não sabia que estava causando tantos transtornos! Confesso que me absorvi em meus pensamentos, que não me dei conta do que estava fazendo. Posso tentar solucionar isto tudo; prometo tentar... O Condor percebendo a " dúvida " que ficou nas palavras do Sol, ainda insistiu na mesma pergunta: - Mas o que está ocorrendo, que lhe tirou a atenção do resto do mundo? Poderia lhe ajudar, se você me dissesse o motivo.
O Sol ainda encoberto, disse-lhe: - Acho difícil alguém me ajudar... Muito difícil mesmo... E já que está disposto a conversar, diga-me: você já amou alguém Condor?
O Condor apoiou-se nas encostas de uma montanha; abaixou sua cabeça sem olhar para o abismo e respondeu: - Sim, já amei... Amei uma linda ave, que não era um Condor...Amei e sonhei... Muito... E porque você me pergunta isto? Você que é o Sol! Que possui bem mais dotes do que eu; que possui o poder em suas mãos? Não é possível que não consegue conquistar o amor de sua amada? Qualquer dama, se renderia à sua luminosidade; ao seu esplendor; ao seu magnetismo natural; ao seu calor...
E antes mesmo que o Condor continuasse, o Sol o interrompeu dizendo: - Qualquer uma, menos ela...
O Condor já intrigado de tanta curiosidade, então perguntou: - Quem Sol? Quem é ela? Que dama lhe ofusca os olhos?
O Sol, então olhou para o infinito e disse-lhe com o semblante bem tristonho: - A Lua... A Lua, amigo!
Neste instante o Condor em respeito ao Sol, segurou seu sorriso e disse-lhe: - A Lua? Como você apaixonou-se por ela? Como isso aconteceu?
O Sol percebendo o espanto do Condor, lhe respondeu: - Aconteceu, que nos encontramos por algumas vezes... Em frações de segundos em alguns lugares, mas nos encontramos! Por que você está surpreso com isso?
O Condor percebendo que o Sol já estava se exaltando, tentou explicar: - Por favor amigo, não quero que fique nervoso comigo. Apenas estranhei a Lua ser sua amada...
- Como estranhou? Nunca lhe perguntei a quem você amou e se tivesse dado certo, você não me responderia da maneira como me respondeu!
O Condor então disse: - Sim, você está certo... Desculpe-me! O que estranhei, foi que você viu muito pouco esta bela criatura, para poder se apaixonar por ela. Neste instante o Sol então respondeu:
- Sim muito pouco... Muito pouco mesmo... Mas nestas poucas vezes, enxerguei dentro dos olhos dela. Vi toda a beleza que ela trazia dentro de si... Enxerguei o seu coração... Senti-o bem próximo a mim... Acreditei naquele olhar... Vi cumplicidade... Vi entrega... Vi amor...
O Condor, observou que o Sol lhe falava, mas seus olhos ficavam fixos no infinito, procurando talvez os olhos da Lua. Então disse-lhe: - Ora, ora amigo, tenho que pensar em uma maneira de lhe ajudar. E lhe ajudando, estarei sendo ajudado... não só eu, todo o planeta!
O sol com mais emoção então perguntou: - Como você poderá me ajudar?
- Devagar amigo! Primeiro preciso me encontrar com alguns amigos de hábitos noturnos e depois lhe darei a resposta.
E o Condor saiu voando mais que rapidamente e em menos de 5 horas; quase à noitinha, apareceu junto à encosta de uma montanha, onde o Sol já se reclinara para adormecer e disse-lhe: - Veja amigo, o que trouxe junto a mim! São vários amigos de hábitos noturnos e todos eles estão dispostos a lhe ajudar, se você continuar durante o dia no céu, mais forte do que nunca! É esta a única condição imposta por eles, para lhe ajudar!
O sol intrigado com tantos animais ao seu redor, então os perguntou: - Então digam, o que vocês fariam? Neste instante uma coruja, com a fisionomia bem experiente e sábia, disse-lhe: - Levaríamos à Lua, seus recados; suas notícias... Tudo que precisar!
O Sol neste momento bramiu com grande satisfação ao dito pela coruja. E depois sorriu aliviado dizendo: - Então digam a ela uma " coisinha " muito importante; que nunca tive tempo para dizer; pois quando nos víamos, ficava tão preocupado pelo pouco tempo de encontro; que esquecia de lhe dizer... Digam a ela, que a amo! Que a amo, mais do que tudo! Que estarei sempre esperando para nos encontrarmos! Que serei guardião do dia e ela será a guardiã da noite... E trabalhando juntos, os dias e noites se passarão sem erros e nos veremos novamente! E quando nos encontrarmos novamente, a amarei mais e mais... Nem que demore meio século para este encontro, mas a amarei!
Os animais neste instante se emocionaram com a clareza e transparência do Sol. Agora sim, ele foi sincero em seu sentimento. Ele não o escondeu entre as nuvens escuras e não teve medo de falar o que sentia.
E a noite chegou.
A primeira a levar o recado foi a coruja.
Do alto de uma árvore, disse à Lua as palavras do Sol.
Naquela noite, uma chuva muito branda mas " molhada ", molhou a Terra. Cada gota de água da chuva, representava emoções e sensibilidade da Lua. Cada gota de chuva representava lágrimas de amor da Lua! Lágrimas de esperanças... Lágrimas de satisfação... Lágrimas de confiança... Agora a Lua sabia que não estava só... E um dia, se encontraria novamente com o Sol... Nem que demorasse meio século... Mas o encontraria... Na imensidão do tempo...

Márcia Aparecida Silva Zauza


Ao " Sol " e a " Lua " que existem dentro de todo ser humano; que as nuvens e turbulências, apenas dêem um sentido maior a existência desses dois seres!


endereço: www.casadobruxo.com.br
imagem: Internet


10 comentários:

Marcia disse...

Que texto lindo Jorge!! Cheio de romantismo e beleza!
Desejo a você um belo final de semana, muita paz.
Beijos

ValériaC disse...

Jorge meu querido anjo...absolutamente lindo este texto...me emocionou demais, amigo...me tocou de forma muito especial a alma...
Tenha um final de semana maravilhoso!
Beijos com meu carinho e amizade...

Valéria

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NOSSA HOJE É O DIA DOS TEXTOS MAIS LINDOS QUE JÁ LI,ESSE É MARAVILHOSO!!!
NO BLOG DA MANÚ TEM OUTRO LINDO DEMAIS!!
BJIM

Psiquismo Desmistificado disse...

Grande amigo Jorge,
Que belíssima história. Uma linda forma de falar sobre o verdadeiro amor e o valor da amizade.
Gostei demais.
Um grande abraço fraternal.

Jorge disse...

Marcia,

um pouco de romantismo sempre vai bem, não é mesmo?

Um beijo, Anjo e um fim de semana de luz!!!

Jorge disse...

ValeriaC,

você é muito sensível e emotiva. Grande alma é assim!!!
Tenha, lindo Anjo, um excelente fim de semana!!!

Jorge disse...

Eliana,

Fico feliz que tenha gostado. E agradeço, de coração, pela sua visita e comentário!!!

Um beijo, de luz!!!

Jorge disse...

Grande PD

É mesmo, meu amigo!!!
Tenha um fim de semana de muita alegria!!!

Maysha disse...

Jorge, meu amigo, que texto lindo, sobre o amor e amizade, emocionei-me ao ler. Gostei mesmo muito.

Um bom fim de semana para ti e um beijo de luz

Jorge disse...

Maysha,

emociona mesmo.
Minha amiga, que possas ter um fim de semana repleto de alegria!!!
Beijo!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails