segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LUZ

Era uma noite muito fria há muitos anos. A barba do velho homem estava congelada enquanto esperava por uma carona para atravessar o rio que cruzava a estrada. A espera parecia interminável. O seu corpo estava dormente e endurecido pelo frígido vento.

Ouviu enfraquecido, aproximar-se o som de galope de cascos ao longo do congelado caminho. Ansiosamente, observou vários cavaleiros saindo da curva. Ele deixou o primeiro passar sem nenhum esforço para chamar sua atenção. Então outro passou por ele, e outro. Finalmente, o último cavaleiro se aproximou do velho. O velho fitou os olhos do cavaleiro e disse,
- Senhor, poderia dar uma carona para este velho congelado atravessar o rio? Não há como passar a pé.

Freando seu cavalo, o cavaleiro respondeu,
- Mas é claro! Suba a bordo.

Vendo que o velho era incapaz de levantar seu congelado corpo do chão, o cavaleiro desmontou e ajudou o velho a subir no cavalo.

O cavaleiro levou o velho não só através do rio, mas até seu destino final, que era alguns quilômetros adiante.

Quando chegaram na minúscula mas bem cuidada e aconchegante cabana, a curiosidade do cavaleiro fez com que indagasse,
- Senhor, eu percebi que deixou vários outros cavaleiros passarem sem fazer nenhum esforço para conseguir uma carona. Então, quando me aproximei você imediatamente pediu-me a carona. Estou curioso para saber por quê, nesta noite tão fria, você pôde esperar e pedir carona ao último cavaleiro, que poderia ter recusado e deixado você ali?

O velho desceu do cavalo, olhou para o cavaleiro bem dentro dos olhos, e respondeu,
- A bondade e a compaixão, mantidos aquecidos no coração, irradiam luz através dos olhos.

E continuou,
- Eu sei quando as pessoas são boas o bastante. Examinei os olhos dos outros cavaleiros e percebi que não havia nenhum interesse pela minha situação. Teria sido inútil pedir-lhes carona. Mas quando fitei os seus olhos, a bondade e a compaixão eram evidentes. Soube, ali mesmo, que aquele espírito gentil receberia de bom grado a oportunidade de dar me auxílio em meu tempo de necessidade.

Aquele emocionante comentário tocou o cavaleiro profundamente.
- Sou-lhe grato pelo que você disse.

E, tomando as rédeas do cavalo, retornou à sua viagem.


Tradução e adaptação de SergioBarros 



imagem - cerebroeinsanidade.tumblr.com

2 comentários:

ValériaC disse...

Muito lindo texto...que lindo quando é percebido luz, bondade e compaixão nos olhos de alguém...quem dera estes bons sentimentos fossem percebidos em cada olhar.
Beijinhos amigo querido,
Valéria

Jorge disse...

É mesmo.

beijo, Anjo!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails