sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DUAS PULGAS


Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar.
Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.
Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele.
Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu.. . A primeira pulga explicou porquê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.
... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: - Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas. Quiseram saber as pulgonas...
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: "Não mude nada. Apenas sente na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL DA HISTÓRIA: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta."

Max Gehringer


texto - internet
imagem - carloshenriquecadinha.blogspot.com

20 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Sábia pulguinha....

Adorei sua caravela rumo ao infinito... é exatamenta assim que me sinto quando chego por aqui... a um passo do infinito.

Grata Jorge e um final de semana repleto de paz.

Maria José disse...

Jorge, meu querido amigo. O seu blog está lindíssimo. Adorei. Quando entrei, tive que me certificar que estava no lugar certo. A história das pulgas é genial. Se pararmos para pensar, a maioria das mudanças necessárias, requerem simples atitudes. Beijos e ótimo final de semana.

MARIANGELA BARRETO disse...

Jorge, mudanças maravilhosas no visual do seu espaço..está liiinddo! adorei a mensagem das pulguinhas.. profunda e procedente..não é preciso reeinventar a roda.. simples assim!!

beijo no coração
Mariangela!

Kelly disse...

Estive ausente por forças maiores que minha vontade, adorei esse texto das pulgas, as vezes as mudanças são mais simples do que imaginamos. beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OIE TÓ PEGANDO CARONA NESSE NAVIO VOADOR!!!!
VIM DESEJAR UM FIM DE SEMANA ESPETACULAR PARA VOCÊ!
BEIJO

Socorro Melo disse...

Oi, Jorge!

É admirável essa mensagem. Gosto muito dos textos do Max Gehringer. É interessante a lição sobre reengenharia e reposicionamento. E a frase final é perfeita: ao invés de deixarmos um planeta melhor pros nossos filhos, devemos deixar filhos melhores pro nosso planeta. Nota dez.

Grande abraço
Socorro Melo

Maria disse...

Excelente texto. É realmente uma grande verdade o que diz Max Gehringer, é importnate preocuparmo-nos com a preservação do nosso planeta, mas é também fundamental educarmos os nossos filhos de como é importante, o respeito para com com os outros e para com a natureza.
Adorei o seu cantinho.
Bom fim de semana
Bjs
Maria

ValériaC disse...

Querido sem duvida alguma, um excelente texto...a vida pede simplicidade, em tudo...e uma busca do que é realmente essencial...pequenos gestos podem fazem toda a diferença.
Ótimo final de semana amigo...beijinhos...
Amei o visual do Blog...beijos...

REGINA GOULART SANTOS disse...

Meu querido amigo Jorge.
Adorei o novo layout de sua bela página. Uma caravela que transcende as barreiras do espaço/tempo, e navega num mundo dos sonhos, da imaginação e sensibilidade, tendo por testemunha o mar e uma águia que simboliza sabedoria, e ainda um pequeno príncipe...linda mesmo.
Belos ensinamentos contidos no seu texto, que denotam que as mudanças começam por pequenos atos, e dentro de nós mesmos.
Obrigada por sua visita, meu anjo.
Beijos de luz

Maria José disse...

Amigo. Tem um desafio em meu blog pra você. Beijos.

Jorge disse...

Zizi,

estamos indo rumo ao infinito...beleza olhar para frente e sentir que estamos caminhando não importando com que dificuldade.
Obrigado, Anjo Amiga pelo seu carinho!!!
Beijo, de coração!!

Jorge disse...

Maria José,
mudanças são sempre boas, quando nos sentimos bem, não é mesmo?
Como gosto muito do Gehringer, posto-o pois sempre tem uma lição.

Beijo, Coração!!!

Jorge disse...

Mariangela,

que bom que gostou!!!
gostei do termo reinventar a roda...pois tem gente querendo provar que a roda quadrada é melhor, não é?

Beijo, Anjo!!!!

Jorge disse...

Kelly,
fico feliz em te ver forte novamente.
Imaginamos muita coisa, mas quanto à mudança, temos ainda muita resistência.

Meu Anjo, beijo no coração!!!

Jorge disse...

Eliana,
não esqueça de levar um prato maravilhoso que você faz....rs

beijo, com carinho em teu coração!

Jorge disse...

Socorro,

as vezes não queremos ver uma verdade que está à nossa frente, simplesmente porque não aceitamos. A falta de flexibilidade paralisa-nos no nosso crescimento. E realmente a frase final é para refletir.

Minha amiga, um doce beijo em teu coração!!

Jorge disse...

Maria,
que belo nome!!
Concordo com você. O que estamos passando para os nossos filhos positivamente em relação ao nosso planeta. Mesmo porque o futuro são deles.
Agradeço pela sua visita!!!
Beijo

Jorge disse...

Valeria,
acredito que dentro da simplicidade está embutido a flexibilidade. A vida de hoje assim exige para melhor compreendermos e aceitarmos as mudanças constantes que ocorrem hoje em dia.

Coração, um beijo com todo carinho!

Jorge disse...

Regina,

tive uma sensação tão boa com esta imagem do navio e tudo à sua volta que aproveitei para colocar como centro do blog.
E fico feliz que tenha gostado.

Beijo no coração, Anjo Luz!!

Jorge disse...

Maria José,

fui ao teu blog e vi o desafio. Você é realmente uma mulher maravilhosa. Já tenho admiração por você e agora mais te admiro. Sou teu fã, minha amiga!!!

Beijo!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails