quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BLOGAGEM COLETIVA - DIA DO PROFESSOR - VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire


enderço: http://www.pensador.info/p/significado_da_palavra_professor/1/

imagem: arts.anu.edu.au


12 comentários:

heli disse...

Jorge.
Muito bem colocada essa temática.
O saudoso Paulo Freire lutou muito para que a educação chegasse a um patamar de qualidade.O professor é desvalorizado, mas tem sim, muitos professores que realizam seu trabalho com amor e dedicação.
tenha um belo dia!
heli

Jorge disse...

Os professores são guerreiros da educação. O que seria de um país sem educação, não é mesmo?

Um beijo,

Jorge

Viveka disse...

Os são verdadeiros guerreiros da educação, com certeza absoluta, e o pior esse país não valoriza o trabalho deles, e o pior todo políticos passaram pela educação dada por eles.
Brigadu pela visita, to acompanhando seu blog.
Namaste
Bj

Jorge disse...

Parece incrível, não é mesmo. Neste caso, creio que a diferença foi o lar.

Te visito com frequencia pois gosto dos teus posts. É que nem sempre deixo comentários lá.

Namaste
beijo

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Jorge. Paulo Freire é o máximo. Consegue com poucas palavras comentar o essencial, o imprescindível. Sem educação, o mundo não anda. Nada podemos sem o conhecimento. Beijos, amigo e fique com Deus.

Valdeir Almeida disse...

Jorge,

O mestre Paulo Freire tem razão, é preciso não desanimar. No entanto não desanimar significa também lutar para que sejamos valorizados.

Obrigado por participar desta coletiva.

Abraços

Jorge disse...

Olá, Maria José!!

Concordo com você!!!

Beijo,
Jorge

Jorge disse...

Valdeir,

Agradeço, da minha parte, pelo convite. Nada mais honroso de homenagear este grande condutor de idéias que é o Educador.

Um grande abraço,
Jorge

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Paulo Freire e seu grande legado à Educação. Educar é auxiliar na formação do ser, na base com princípios sólidos, lúcidos e críticos. Só assim teremos seres humanos realmente educados para a Vida. Beijo.

Jorge disse...

Oi, Lia,

Paulo Freire é Paulo Freire, não é?

Beijão,

Jorge

JUREMA disse...

Jorge, acredito que desde que nascemos,até o dia que morremos(fisicamente)encontramos ao longo da vida ,diversos professores ,prontos a nos ensinar algo.
Uns dentro da sala de aula e outros fora ,mas certamente todos vem nos ajudar.
E sempre acabamos fazendo um pouquinho tambem do papel de ensinador ,mesmo que as vezes não muito educador .
O processo do saber implica bem mais no aprender ,então FELIZ DIA DO ALUNO E DO PROFESSOR quando estes trocam de papel.
Abraços fraternos

Jorge disse...

Olá, JR
Somos, como você diz, aluno e professor a cada momento. Vejo Jesus como nosso Educador, o Evangelho como matéria primordial e a vida , as provas. Temos um Mestre e Educador por excelência, o seu ensino, como roteiro de vida e a Vida, em si, as nossas provas onde tudo que ocorre conosco são testes para ver se estamos aprendendo a fazer do nosso roteiro, um verdadeiro burilamento que vai nos preparar para a profissão que escolhermos, isto é cidadania do mundo, para o mundo, pelo mundo e cada um no seu lugar.

Tenha uma semana de muita luz
e um abraço carinhoso,

Jorge

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails