domingo, 7 de abril de 2013

COMPENSAÇÃO


Hoje que queria abrir um álbum de fotografias, onde não houvesse gente de olhos duros e mãos aduncas. Onde umas boas senhoras pousassem no papel com delicadeza, não para sobreviverem eternamente, mas para mandarem seu retrato às amigas com finas letras de “sincera afeição”. Um álbum onde aparecessem uns bons velhotes que não faziam negociatas, que não sabiam multiplicar dinheiro, que usavam roupas desajeitadas, sofriam de reumatismo, liam Virgílio e Horácio, e não tinham medo de fantasmas do porão. De lá de dentro de seus retratos essas senhoras estariam dizendo: “Meus filhos, nada disso vale a pena...” (E saberíamos que falavam de parentes sôfregos, ávidos de partilhas, uns querendo herdar as terras do morro – outros, a mata; outros, a várzea – todos vivendo já do testamento, antes mesmo da extrema-unção...) Hoje eu queria ficar folheando este álbum, onde não desejaria encontrar aqueles herdeiros.
Hoje eu queria ler  uns livros que não falam de gente, mas só de bichos, de plantas, de pedras: um livro que me levasse por essas solidões da Natureza, sem vozes humanas, sem discursos, boatos, mentiras, calúnias, falsidades, elogios, celebrações... hoje eu queria apenas ver uma flor abrir-se, desmanchar-se, viver sua existência autêntica, integral, do nascimento à morte, muito breve, sem borboleta nem abelha de permeio. Uma existência total, no seu mistério. (E antes da flor? – Não sei.).
Esta ignorância humana. Este silêncio do universo. A sabedoria. Hoje eu queria estar entre as nuvens, na velocidade das nuvens, na sua fragilidade, na sua docilidade de ser e deixar de ser. Livremente. Sem interesse próprio. Confiante. À mercê da vida. Sem nenhum sonho de durarem um pouco mais, de ficarem no céu até o ano 2000, de terem emprego público, férias, abono de Natal, montepio, prêmio de loteria, discurso à beira do túmulo, nome em placa de rua, busto no jardim... (Ó nuvens prodigiosas, criaturas efêmeras que estais tão alto e não pretendeis nada, e sois capazes de obscurecer o sol e de fazer frutificar a terra, e não tendes vaidade nenhuma nem apego a esses ocasos!) Hoje eu quereria andar lá em cima nas nuvens, com as nuvens, pelas nuvens, para as nuvens...
Hoje eu quereria estar no deserto amarelo, sem beduíno, camelo ou rebanho de cabras: no puro deserto amarelo onde só reina o vento grandioso que leva tudo, que não precisa nem de água, nem de areia, nem de flor, nem de pedra, nem de gente. O vento solitário que vai para longe de mãos vazias.
Hoje eu queria ser esse vento.


Cecília Meirelles


texto - internet
imagem - mais.uol.com.br

quinta-feira, 21 de março de 2013

Você acredita na vida após o nascimento?

(Autoria desconhecida)

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: A vida após  o  nascimento  está excluída – o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.
- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas às vezes quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente como ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso que só então a vida  real nos espera e agora apenas estamos nos preparando para ela…


texto - internet
imagem - www.infomaternal.com.br 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A VIDA

A vida não foi feita para prejudicar você.

O bom pensamento e a boa ação beneficiam a quem os faz.
Domine os pensamentos que levam à ruína e estimule os de confiança em si mesmo,
os de esperança e bondades, os de meta de progresso e de vida abundante.

Nunca se esqueça de que poderosas forças estão dentro de você,
só aguardando o momento adequado para mostrar resultados positivos.
 Aproveite o presente momento e busque os resultados úteis.

A vida criada por Deus existe para fazer você feliz.


Lourival Lopes


texto - internet
imagem - leiaesorria.blogspot.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

AMARRE O TEMPO

As vezes, vivemos situações em que queremos parar o tempo, não deixar aquele momento terminar, brecar os minutos, como se fosse possível perpetuar o instante mágico.
Aquele feriado especial onde tudo de bom aconteceu, o dia do casamento, o nascimento do filho esperado, a colação de grau, o primeiro pagamento no banco, o primeiro amor e o primeiro beijo...

Fragmentos que vão sendo armazenados em nossa memória, que guarda palavras, cores, nuances e até cheiros, que podemos, felizmente,
recordar durante a nossa existência...

É esse prazer, que está em arquivos no seu "eu",
que permite a magia de amarrar o tempo,
ao pé da árvore da saudade, e permite viajar,
mergulhar nas recordações, ganhar energias,
novas energias que nos fazem despertar,
quando estamos meio tristes,
acabrunhados pela situação, desanimados...

Vamos, resgate agora uma emoção que está guardada em seu interior, aspire o perfume da infância, do travesseirinho, da chupeta,
o cheiro da pessoa amada, o gosto daquele beijo roubado na inocência, segure o tempo com as suas mãos poderosas, e solte-o devagar,
ganhando forças para viver o hoje, construindo o amanhã, com a certeza de que ontem foi apenas o começo, o melhor está apenas para começar, agora, nesse momento, em que o tempo diz que é tempo de ser feliz.


Paulo Roberto Gaefke


texto - internet
imagem - www.flickr.com

domingo, 6 de janeiro de 2013

NASCER DE NOVO

E se hoje eu te fizesse um convite para nascer de novo?
E se fosse hoje o dia de recomeçar uma nova vida?
Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se acomoda. Quem pensa que nasceu assim e vai morrer assim. Podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.
Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance.
Isso pode ser tremendamente dolorido. Porém é um alívio imenso quando conseguimos!
Carregamos durante tantos anos nossos conceitos, idéias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando precisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto. É impossível não doer e não sangrar.
Jesus disse que deveríamos nascer de novo. Mas Ele não acrescentou que seria fácil.
Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e a simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.
Nascer de novo quer dizer recomeçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos dêm equilíbrio. É cair e se levantar cada vez com paciência e perseverança.
Nascer de novo quer dizer "se dar uma nova chance." Dar um presente a si mesmo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.
Tudo isso não é utopia. é uma realidade. Mas uma realidade para aqueles que acreditam.
Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: "necessário vos é nascer de novo" é porque não só é necessário, mas possível. É possível sermos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado.
Então, hoje, quando o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouquinho mais. Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade.
Seja jovem no seu coração e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte. Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também. 
E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz?

Letícia Thompson


texto - internet
imagem - jesuscristoperfeitoo.paceblog.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails